Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

A ERP Portugal comemora o seu 13º aniversário com a recolha de mais de 160 mil toneladas de resíduos
2018-05-14

A ERP Portugal - Associação Gestora de Resíduos - comemora o seu 13º aniversário com a recolha de mais de 160 mil toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Pilhas e Acumuladores usados (RP&A), desde a sua constituição.

Ao longo destes treze anos de atividade, a entidade tem registado um crescimento sustentado no setor nacional de gestão de resíduos, assente na experiência importada de outros países que fazem parte da Plataforma Europeia de Reciclagem, onde a ERP Portugal se integra, e defendendo a concorrência como motor impulsionador de novas metodologias, estratégias de negócio e vantagens competitivas, em benefício das empresas e dos consumidores.

Na ótica da responsabilidade alargada do Produtor, a ERP Portugal garante o cumprimento legal a cerca de 700 aderentes, no âmbito dos fluxos específicos de resíduos que gere, seguindo a filosofia “De Produtores para Produtores”. Paralelamente ao serviço de compliance, a ERP Portugal tem apostado fortemente no aumento da sua rede de recolha de proximidade, atualmente composta por mais de 2600 pontos em todo o país. A capilaridade desta rede permite aos cidadãos encaminhar corretamente os seus resíduos, contribuindo deste modo para o cumprimento das metas de recolha nacionais e para o seu correto tratamento.

As iniciativas de informação, sensibilização e educação representam um total de investimento superior a 4,5 milhões de euros ao longo destes anos, com especial destaque para as crianças como alvo da mensagem e influenciadoras de comportamentos adequados. A campanha Geração Depositrão, em funcionamento contínuo desde 2008, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, abraça estabelecimentos escolares de todos os níveis de ensino, a nível nacional. Os números decorrentes desta campanha somam o envolvimento de mais de 420 mil alunos e 42 mil professores de mais de 900 escolas e entidades locais. Até à data foram recolhidas mais de 2100 toneladas de equipamentos e pilhas em fim de vida, fruto do trabalho da comunidade escolar e envolvente.

A obrigação de promover e estimular projetos de I&D tem sido outro vetor de crescimento, encontrando na inovação e definição de novas metodologias de gestão e tratamento de resíduos a sua base.

Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “Desde a sua constituição em Portugal, a ERP tem apostado na criação e fortalecimento de relações de parceria, para a implementação de um sistema de gestão integrado eficiente, que permita alcançar as metas nacionais impostas pela Comissão Europeia, bem como o cumprimento dos requisitos estipulados em sede das licenças que gere, defendendo a concorrência como um elemento essencial à promoção da máxima eficiência na utilização dos recursos. O nosso foco é a procura constante de novas formas de criar valor acrescentado para os nossos aderentes e para os cidadãos.”

Criada no dia 13 de maio de 2005, a ERP Portugal integra a plataforma pan-europeia European Recycling Platform, fruto da associação entre quatro grandes fabricantes do setor dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – Electrolux, Grupo Gillette Portugal (atual Procter & Gamble), Hewlett-Packard Portugal e Sony (atual Sony Europe Limited, Sucursal em Portugal) que, em conjunto com os profissionais que a ela se juntaram, presta um verdadeiro serviço público à população portuguesa.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos