A IKEA vai ocupar o espaço deixado livre pela C&A no antigo imóvel dos Trois Quartiers, em pleno coração de Paris. A abertura está prevista para o verão de 2019, com um conceito completamente novo.
De acordo com o jornal francês Les Echos, o espaço tem seis mil metros quadrados, dos quais cinco mil são dedicados à área de venda. A loja será acessível em menos de 20 minutos através de transportes públicos aos dois milhões de habitantes de Paris.
A vontade de ter uma loja no centro da capital francesa não é nova para a IKEA, que em 2014 fez um estudo de viabilidade da implantação de um ponto de venda na cidade, onde a sua grande concorrente em França, a Conforama, tem desde 2012 uma “flagship store”. Walter Kadnar, diretor geral da IKEA França, considera que se trata de um grande passo para a cadeia sueca, que vai investir 6,6 milhões de euros para ter um conceito completamente inédito.
O gestor acrescenta, ainda, que, nos próximos três anos, o investimento da multinacional de mobiliário e decoração, neste que é o seu terceiro mercado mais importante a nível mundial, irá totalizar 450 milhões de euros, depois de ter alocado, nos últimos exercícios, 700 milhões. Um dos objetivos é, em 2020, assegurar o transporte rodoviário 100% elétrico das suas mercadorias.