Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Qual é o perfil de consumo do praticante de desporto?
2018-04-13

Quem pratica desporto de forma habitual, no mínimo três vezes por semana, faze 90 atos de consumo mais por ano do que os consumidores sedentários, segundo o estudo “Food of the Nation” da Kantar Worldpanel.

Além disso, paga mais 6% pelos seus alimentos, já que o preço médio de cada refeição entre os desportistas é de 4,13 euros o quilograma, o que compara com os 3,89 euros o quilograma dos não desportistas.

De acordo com o estudo, estes consumos adicionais acontecem sobretudo nas refeições intermédias (+30,4%) e reduzem nas refeições principais. “Longe de ser um comportamento de nicho, estamos a falar de um quarto da população espanhola que se declara ativa e que está a amplificar as tendências da alimentação e do estilo de vida saudável”, assinala Verónica Valencia, especialista em hábitos de consumo e Worldpanel Usage Director. “O que abre novas oportunidades de crescimento para mercados e marcas que saibam antecipar-se e adaptar-se a este perfil”.

O estudo aprofunda os padrões de consumo destes consumidores para constatar o seu papel como “early adopters” de tendências saudáveis, destacando que fazem mais refeições caseiras (+4%), cozinham mais a vapor (46,2%), fazem mais grelhados (+8,4%) e guisados (+6,3%), consomem mais proteínas (+3) e menos açúcar (-15%) que a média da população. Isso traduz-se no consumo do dobro de saladas de arroz e legumes, salmão, atum e bacalhau. Os pratos que menos se destacam na sua dieta são as batatas fritas (-38%), a carne de vaca ou de porco. “Os modos de confeção com necessidade de menos gordura, a redução do açúcar na cesta de compras e a procura de opções mais saudáveis nos momentos de maior indulgência, como o snacking, são mudanças já em curso e que vemos de modo mais evidente entre os grupos que mis cuidam de si, como os desportistas”, conclui Veronica Valencia.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos