Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Comércio desempenha papel importante no desenvolvimento dos centros urbanos
2018-04-13

O comércio retalhista europeu desempenha um papel importante na manutenção da atratividade dos centros urbanos para compradores e residentes, segundo o EuroCommerce, o organismo que representa o comércio europeu.

Christian Verschueren, diretor geral do EuroCommerce, assegura que o bem-estar do comércio a retalho e das cidades está interligado. "A mudança no comportamento do consumidor, o envelhecimento da população e a tecnologia digital estão a fazer com que os retalhistas trabalhem para se reinventar a si próprios, o que apresenta verdadeiros desafios para as lojas mais pequenas, que constituem uma grande parte da paisagem do centro das cidades. Lojas prósperas mantêm os centros urbanos atrativos para que os cidadãos os visitem e, assim, possam fazer negócios. Isto só pode acontecer se as autoridades locais e as empresas trabalharem em conjunto e ajudem as lojas mais pequenas a expandir e modernizar os seus negócios ligando-se à Internet”.

No entender do EuroCommerce, o comércio contribui de forma massiva para as economias locais, assim como para a economia da União Europeia no seu conjunto. “Este é o maior empregador do sector privado, altamente produtivo e adaptável. Os pequenos retalhistas e grossistas podem fazer a verdadeira diferença, impulsionando a inovação para satisfazer uma procura em mudança, e são uma parte essencial da paisagem da cidade, aportando variedade, cor e vida aos centros urbanos”.

Não obstante, as lojas necessitam de apoio na sua digitalização e a tornar os seus negócios online competitivos. “Necessitamos que as cidades trabalhem com todas as partes interessadas na elaboração de planos prospetivos que que as pessoas continuem a visitá-las para comprar, comer ou entreter-se”.

Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos