Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas da Mercadona crescem 6% para os 22.915 milhões de euros
2018-03-14

A Mercadona aumentou o seu volume de negócios em 6%, em 2017, para os 22.915 milhões de euros, o que significa 1,7% do Produto Interno Bruto espanhol. Além disso, apresentou um crescimento nas suas vendas em volume de 5%, para 11.586 milhões de quilolitros (quilitros).

Ambos os números demonstram que a estratégia de transformação iniciada pela empresa há um ano está em curso e é exemplificada pela insígnia com o aumento de mais de 75 talões por loja por dia. Para impulsionar esta estratégia, a companhia levou a cabo diferentes ações ao longo do ano, com destaque para a implementação do novo modelo de loja eficiente, que contribui para otimizar o ato de compra dos clientes, em 157 supermercados, assim como o projeto Frescos Global, já implementado em quase 200 lojas, e que veio introduzir melhorias nesta categoria, permitindo à Mercadona assumir-se ainda mais como especialista.

Paralelamente, em 2017, a cadeia valenciana continuou a promover o seu modelo de Gama Eficaz, construída com base no feedback dos clientes. Graças ao trabalho realizado nos seus 16 Centros de Coinovação, um deles em Matosinhos, continuou a adaptar a gama e introduziu mais de 300 novos produtos e melhorias nas suas prateleiras.

Assim, o investimento atingiu o valor recorde de 1.008 milhões de euros, 47% mais que em 2016. Esse esforço permitiu abrir 29 novos supermercados, fazendo a cadeia crescer para um total de 1.627, e remodelar outros 126. Além disso, o investimento também se destinou a impulsionar todas as secções de frescos e à abertura de dois novos Centros de Coinovação, em Paterna (Valência) e Matosinhos. ao que se juntam os projetos realizados para automatizar os blocos logísticos.

Em relação aos avanços na sua transformação digital, a Mercadona assinou um acordo de cinco anos com a SAP, com o objetivo de transformar e melhorar os processos da empresa. Nestes avanços tecnológicos também está o desenvolvimento do projeto Mercadona online, cuja fase de testes em alguns distritos da cidade de Valência está programada para o segundo semestre e envolve tanto a construção de um novo website e uma aplicação móvel, como a de um armazém próprio (armazém-satélite) para a distribuição na cidade de Valência, com veículos específicos de três temperaturas, especialmente pensados para a Mercadona.

Nesse sentido, face a todos estes investimentos, em 2017, o lucro líquido foi de 322 milhões de euros, menos 49% do que no ano anterior. "Estamos a trabalhar a longo prazo e comprometidos com a consolidação de um projeto de transformação disruptiva no qual o esforço das pessoas é central. Alcançar isso requer convicção e o grande mérito está no esforço das 84 mil pessoas da Mercadona e dos fornecedores especialistas para garantir todos os dias a satisfação do "chefe", nossos clientes. Eles são a razão destes excelentes resultados", afirma Juan Roig, presidente da Mercadona.

Este ano, a Mercadona prevê aumentar em 2,5% as suas vendas, ao mesmo tempo que irá investir 1.500 milhões de euros, visando a abertura de 27 supermercados, entre os quais se contam as futuras aberturas em Ceuta, Melilha e em La Palma, e a remodelação de mais de 200 lojas. Até 2023, o montante destinado ao investimento elevar-se-á a 8.500 milhões de euros, recorrendo exclusivamente a capitais próprios.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos