Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

JD quer atingir as 500 lojas totalmente automatizadas
2018-02-16

A JD.com quer criar na China uma cadeia de lojas sem caixas registadoras e totalmente automatizadas. A ambição da gigante chinesa do comércio eletrónico é que esta rede alcance os 500 pontos de venda ainda este ano, informa o Asia Nikkei Review.

Designado como X, o primeiro supermercado abriu em Yantai, na província de Shandong, no final de 2017. A loja, com aproximadamente 800 metros quadrados, oferece cerca de 500 produtos, incluindo snacks, fruta e artigos para o lar. Não tem trabalhadores, apenas os que fazem a reposição de stocks.

Para comprar, os "shoppers" têm de se registar online previamente e ativar o reconhecimento facial quando entram na loja. As etiquetas eletrónicas mostram os preços, correlacionados com os preços online. Os sensores leem os chips das etiquetas dos produtos nos cestos de compras dos clientes quando estes se aproximam da saída e a porta abre-se após o pagamento ter sido efetuado. O Big Data ajuda à reposição de stocks dos produtos mais populares.

Já em janeiro deste ano, a JD.com inaugurou uma outra cadeia de supermercados mais gourmet, designados de 7Fresh. Nestas lojas, um robot movido a rodas segue o cliente e faz o scan dos artigos colocados no cesto de compras. Na secção de frutas, os monitores mostram informações como a origem dos produtos e o seu teor de açúcar. A JD pretende expandir esta cadeia a 1.000 pontos de venda durante os próximos três a cinco anos.

Estas aberturas mostram como a empresa está a aproveitar a infraestrutura logística que construiu para apoiar a sua operação de comércio eletrónico no alargamento da sua presença física. Na China, são 13 centros e 500 armazéns espalhados por todo o país.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos