Financiado pela Comissão Europeia, o projeto SuperSmart tem o objetivo de criar supermercados mais eficientes através de soluções que respeitem o meio ambiente.
O projeto colabora com nove entidades da Alemanha, Bélgica, França, Itália, Macedónia, Noruega, Suécia e Espanha. Uma das medidas previstas é o design de um rótulo ecológico europeu que reconhece os supermercados mais “verdes”.
O rótulo ecológico incentivará a integração de tecnologias mais eficientes e amigas do meio ambiente entre os supermercados, reduzindo assim o impacto ambiental da sua atividade. Ao mesmo tempo, aumentará os seus benefícios económicos e proporcionará valor agregado, diferenciando-os da concorrência.
Os supermercados são estabelecimentos que exigem grandes quantidades de energia. Na Europa, há aproximadamente um milhão dessas instalações, que representam 4% do consumo de eletricidade. De todo esse consumo, a maior parte, entre 30 a 60%, corresponde ao sistema de refrigeração.
Graças à implementação das melhorias e medidas propostas pelo SuperSmart, estima-se que cerca de 500 GWh/ano serão poupados, durante os três anos de vida do projeto. Uma vez concluído, espera-se que essas economias continuem a crescer graças à exportação dessas medidas para outros estabelecimentos em toda a Europa.