Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Multiplicaram-se por seis os retalhistas europeus que aderiram à Black Friday
2017-12-12

A Black Friday conquistou a Europa. Na verdade, dos 300 retalhistas europeus que participaram no inquérito da SPLIO e que este ano participaram da campanha, 17% colocaram a Black Friday no calendário sazonal em 2014, 30% em 2015 e 50% em 2016. Ou seja, o número de retalhistas que aderiramà Black Friday foi multiplicado por seis.

A pesquisa assinala que os retalhistas europeus conseguiram aproveitar esta campanha com a promessa de oferecer uma nova experiência ao cliente.Espanha, juntamente com França, foram dos dois mercados que mais capitalizaram esta época de vendas.

A tendência atinge todos os sectores, com as marcas de moda a destacarem-se como as que mais apostam neste dia (34%), seguidas pelo sector de serviços (10%), cosméticos, bem-estar e turismo (8%).

Além disso, as empresas europeias atualizaram a Black Friday e transformaram-na num fim de semana, ou mesmo uma semana completa, de descontos online e offline. Este dia de compras afastou-se da sua origem exclusiva na loja física, tornando-se cada vez mais digital. Na verdade, 31% dos operadores de comércio eletrónico europeus usam Black Friday como uma tática de vendas.

As campanhas de marketing associadas a este evento visam gerar tráfego tanto online como offline, com a promessa de oferecer aos clientes uma nova experiência, diferente do período de vendas tradicional no início do ano. Em geral, as marcas começaram as suas ações, este ano, a 20 de novembro, uma semana antes da Black Friday propriamente dita.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos