Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
DECO Proteste e Google juntas para uma Net Viva e Segura
2017-11-16

A DECO, com o apoio da Google Portugal, promove a iniciativa Net Viva e Segura, uma acção conjunta que convida toda a população portuguesa a refletir sobre a importância de adotar comportamentos mais seguros e em respeito pela privacidade dos seus dados pessoais. Esta iniciativa é composta pelo lançamento do website Net Viva e Segura, realização de conferências NETtalks nas quatro capitais de distrito - Lisboa, Coimbra, Porto e Évora e de um concurso para jovens portugueses presentes nestas conferências que terão de realizar um vídeo sobre o que aprenderam com esta iniciativa. Os melhores vídeos serão, obviamente premiados.

Apesar da presença absoluta da Internet na vida dos utilizadores, muitos desconhecem como proteger a sua privacidade e a sua segurança na rede. Segundo o estudo Eurobarometer 2015, 55% dos internautas portugueses não conhecem os riscos da Internet. Tendo em conta este panorama nacional, pretende-se dotar os utilizadores da Internet de mais informação para conhecerem as ferramentas e opções disponíveis para navegação segura na Internet.

Através da informação que consta no novo website da DECO ProTeste Net Viva e Segura, o utilizador tem a oportunidade, de uma forma simples e concisa, conhecer várias regras / dicas que permitem navegar em segurança na Internet, nomeadamente:

Como proteger a ligação : formas de evitar que o router seja alvo de hackers, como escolher uma palavra passe segura, como manter os dados criptografados, como utilizar as ligações públicas Wi-Fi;

Como configurar a segurança no smartphone: como criar uma palavra passe segura / pin, o que fazer em caso de roubo do dispositivo ou se o perder, como evitar vírus, como proteger arquivos ou como fazer as actualizações necessárias para o que dispositivo esteja sempre o mais actualizado possível;

As suas contas: como configurar a palavra-passe perfeita, como incluir a verificação em dois passos ou o que fazer no caso do smartphone ser roubado

Privacidade e dados do utilizador: como manter o seu navegador de internet atualizado, como controlar com quem se partilha informação, como gerir a privacidade nas diferentes plataformas; como activar e desactivar a geolocalização;

Transações e compras bancárias: quais os métodos de pagamento mais seguros, os requisitos que um site de shopping online deve respeitar, importância de controlar os pagamentos efetuados.

Para os mais pequenos: qual é a importância dos filtros de conteúdos, como estabelecer regras para o uso dos dispositivos ou como ajudar as crianças a identificar os perigos que podem ocorrer na rede.

Para além do lançamento do site, a Deco Proteste e a Google organizam quatro Conferências NETtalks em Lisboa, Coimbra, Porto e Évora. As NETtalks, são formações presenciais de 60 a 90 minutos que vão servir como espaços de informação, conhecimento, debate e reflexão sobre os temas do mundo digital. Com um formato dinâmico e interativo são dirigidos, em especial, aos jovens. A primeira NETtalks realiza-se em Lisboa no dia 16 de Novembro, seguindo-se depois em Janeiro iniciativas semelhantes nas cidades do Porto, Coimbra e Évora.

Os temas a discutir nestas conferências incidem sobre vários assuntos actuais, por exemplo: Conexão Segura; Dispositivos a salvo; As tuas contas são tuas; Privacidade na rede; Transações e compras e Aplicações e Jogos.

A Internet mudou o mundo, democratizou o acesso ao conhecimento e à inovação, proporcionando possibilidades anteriormente desconhecidas, mas, por sua vez, dá lugar a novos desafios e obstáculos que devem ser conhecidos, identificados e resolvidos. É imperativo saber como tirar o melhor partido da Internet.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos