Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Alibaba pulveriza o seu recorde de vendas no Dia dos Solteiros
2017-11-15

O grupo chinês Alibaba bateu o seu próprio recorde de vendas no chamado Dia do Solteiro, assinalado no passado dia 11, ao alcançar um total de 21.730 milhões de euros, o que representa um aumento de 39% em comparação com a edição anterior.

Também a JD.com registou pico nas vendas no Dia dos Solteiros. A grande concorrente da Alibaba vendeu aproximadamente 16,39 mil milhões de euros, num crescimento de 50% face à edição passada.

A Alibaba superou o valor do ano passado em apenas 13 horas, quando já somava uma faturação de 17.944 milhões de euros. As promoções arrancaram à meia-noite e só na primeira hora as vendas alcançaram os 7.378 milhões de euros e registaram-se 325 mil encomendas por segundo. As principais marcas internacionais, como a Apple, Estée Lauder, Gap, L’Oréal, Nike, Samsung, Uniqlo e Zara, geraram vendas no valor de 12,9 milhões de euros cada.

Apesar dos números expressivos, para Daniel Zhang, CEO da Alibaba, o dia 11 de novembro representou muito mais do que isso. “Falámos com muitos parceiros das marcas e todos reconhecem a importância de boas vendas. Mas, mais importante, eles sabem que este dia representa muito mais do que vendas. É sobre envolvimento com o consumidor e construção da marca. O sucesso do 11 de novembro deve-se a cada participante contribuir com os melhores recursos, os melhores produtos e os melhores serviços para o cliente naquele dia”.

Desde que iniciou a promoção desde dia, três semanas antes, a Alibaba procurou elevar o dia 11 de novembro de um dia de compras a um feriado virtual. Este ano, o grande objetivo foi validar o modelo de Novo Retalho desenvolvido pelo grupo. Neste sentido, mais de 140 mil marcas, 60 mil das quais internacionais, fizeram parte das ações da plataforma Tmall, que listou mais de 15 milhões de produtos. Mais marcas reforçaram as suas ações digitais para aumentar o envolvimento com o cliente. Foi o caso da Pizza Hut, que promoveu o jogo de realidade aumentada Apanha o Gato, onde oferecia cupões de desconto para as compras de 11 de novembro. Outras, como a Nike, participaram num jogo interativo lançado nas apps da Tmall e da Taobao.

Através de lojas pop-up e tecnologia no ponto de venda, a Alibaba e as marcas ajudaram a transferir o tráfego online para as lojas físicas, esbatendo as fonteiras entre Internet e offline. A Maybelline, por exemplo, implementou uma tecnologia que permitia aos clientes testar batom virtualmente.

A Alibaba desenvolveu novamente o desfile de moda Vê Agora, Compra Agora, emitido em sete plataformas e que proporcionou aos telespetadores uma forma de encomendar imediatamente os produtos que vissem na passerelle. Dezenas de marcas premium e de luxo, como a Estée Lauder, participaram. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Alibaba promoveu uma gala, este ano com a participação de Pharrell Williams e Jessie J, entre outros artistas.

De acordo com o grupo, apesar de toda esta aposta na inclusão do modelo de Novo Retalho, a filosofia do dia 11 de novembro mantém-se a mesma desde a sua origem, há nove anos. “É um evento sobre marcas e para as marcas que tentam envolver-se com os seus clientes e encontrar clientes novos. As marcas apreciam a informação proporcionada pela Alibaba e o tipo e quantidade de informação que recolhem desde evento permite-lhes conhecer melhor o consumidor e o que este espera. O futuro do 11 de novembro dependerá das marcas”.

Veja aqui os vídeos sobre os principais destaques do Dia dos Solteiros e sobre o modelo de Novo Retalho da Alibaba e o modo como foi potenciado nesta grande ação de vendas:


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos