O pequeno doméstico tem sido um dos poucos subsectores que conseguiu permanecer estável apesar da investida da crise em Espanha. Foi o grande sobrevivente, travando mesmo a queda de vendas com grandes doses de inovação, design e novas funcionalidades. Os fabricantes continuaram a investir grandes esforços e os números mostram os resultados.
O PAE, em Espanha, encerrou 2016 com um volume de negócios de 957 milhões de euros, o que representa um notável crescimento de 7,92%. Na verdade, é o maior crescimento de todos os segmentos.
Todos os produtos do PAE apresentam crescimento exceto as máquinas de limpar janelas ( -20% de unidades) e as máquinas de costura que também decresceram . O melhor comportamento pertence aos aparelhos de aquecimento que crescem tanto em unidades como em valor. No ano passado, foram vendidas 25% mais unidades e seu volume de negócios cresceu 32%. De destacar os aspiradores com 5% de crescimento em vendas e 7% em unidades.
De acordo com a Electromarket, tudo indica que o este segmento continuará a colher frutos e a apresentar bons resultados ao longo de 2017