A Ericsson dá a conhecer a oitava edição do seu relatório anual ConsumerLab TV and Media, que detalha o enorme crescimento no consumo de TV e vídeo e as atuais alterações na forma como os consumidores acedem ao conteúdo.
Com base em oito anos de estudos intensivos, o Ericsson ConsumerLab prevê que o crescimento da opção de consumo on-demand vai continuar a verificar-se até 2020, tornando-se quase metade de todo o consumo. 50 por cento de todo o consumo de TV e vídeo será efetuado em ecrãs de dispositivos portáteis (tablets, smartphones e laptops), o que representa um aumento de 85 por cento desde 2010. O smartphone será responsável por quase um quarto (um aumento de quase 160 por cento desde 2010). Adicionalmente, a RV está no caminho certo para se tornar mainstream: 1 em cada 3 utilizadores será consumidor de RV até 2020.
Anders Erlandsson, Senior Advisor do Ericsson ConsumerLab, explica: “verificamos que os consumidores não estão apenas a ver mais vídeo, mas também a mudar a forma como o fazem. Estas alterações são ainda evidentes no contínuo crescimento do consumo em dispositivos móveis, que tem sido uma tendência marcadíssima desde 2010. Este ano marca a primeira vez que explorámos o nível de interesse do consumidor na RV em conjunto com o consumo de media, e as descobertas são fascinantes. A RV tem a capacidade de juntar pessoas de todo o mundo para criar experiências de media mais personalizadas, profundas e complementares. Numa altura em que as expectativas de consumo de conteúdo on-demand, mobile e envolvente continuam a aumentar, a indústria de TV e media deve focar-se na disponibilização de serviços altamente personalizados na melhor qualidade possível”.
Consumo de TV e vídeo está a crescer, mas a forma como, quando e onde esse consumo é feito está a mudar