Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Aumenta o número de pais que pretendem manter os filhos no ensino privado
2017-09-14

De acordo com os resultados do estudo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2017, 92% dos pais com filhos no ensino privado pretendem mantê-los nesse sistema educativo. Este é um aumento face ao registado em 2016, quando apenas 77% dos pais asseguravam que não queriam retirar os seus educandos do ensino privado. Já entre os pais com filhos no ensino público mantém-se a quase unânime intenção em mantê-los na escola pública, com 99% das respostas a pender nesse sentido.

Em 2017 regista-se um aumento no número de pais com filhos no ensino privado que pretendem mantê-los nesse sistema educativo, 92% dos inquiridos asseguram ter essa pretensão. Face aos valores registados nos últimos anos, assiste-se a um forte aumento, pois, se há quatro anos 90% dos inquiridos asseguravam que iriam manter os filhos no ensino privado, nos três anos consequentes a percentagem nunca se aproximou desse valor: 82% em 2014; 70% em 2015; 77% em 2016.

De acordo com o Observador Regresso às Aulas 2017, pelo contrário, este ano apenas 4% dos pais inquiridos consideram a possibilidade de retirar os filhos do privado e colocá-los no ensino público. Motivos financeiros e qualidade do ensino público são as razões apresentadas para tal decisão, com expressões muito reduzidas. Quanto aos pais com filhos no ensino público, 99% pretendem mantê-los nesse sistema de ensino, valor similar ao registado em 2015 e 2016.

Refira-se, ainda, que entre os inquiridos que estudam, a esmagadora maioria encontra-se no ensino público, 88%, contra 12% no ensino privado, exatamente como no ano passado. Face a números registados em anos anteriores, cresce a percentagem de inquiridos que estudam no ensino privado – por exemplo, em 2014 esse número ficou-se pelos 6%, enquanto em 2015 não ultrapassou os 7%.

Para Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem, «a generalidade dos pais está satisfeita com o sistema de ensino onde tem os filhos. Após um período de maior instabilidade, fruto da crise económica que assolou o país e que teve reflexos no ensino privado, voltamos a um período de estabilização. Esta estabilidade é importante pois crescem as garantias de que os educandos não terão que deixar a escola que frequentam, o que obrigaria à adaptação a novos métodos, a novos professores e a novos colegas».


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos