A Fnac assinou um acordo de cedência da sua filial brasileira ao Grupo Livraria Cultura.
Presente neste mercado desde 1999, e com uma rede de 12 lojas e uma operação de comércio eletrónico, a Fnac iniciou, no final de 2016, um processo de busca de um parceiro que permitisse dotar a sucursal brasileira de dimensão crítica. A Livraria Cultura é um operador histórico da distribuição de produtos editoriais no Brasil, com uma rede de 18 lojas e uma reconhecida oferta de e-commerce.
O projeto que esta empresa vai apresentar para a operação da Fnac no Brasil é, de acordo com a Fnac Darty, “ambicioso” e apoia-se na forte notoriedade da rede do retalhista francês e no know-how das suas equipas para prosseguir com a estratégia de desenvolvimento. “Esta aproximação entre dois grupos de cultura semelhante e envolvidos na promoção cultural no Brasil será criadora de valor e sinergias. Permitirá à Livraria Cultura diversificar a sua atividade com os produtos técnicos da Fnac”, diz o grupo de retalho gaulês em comunicado.
De modo a dar à nova entidade todos os meios para se posicionar entre os líderes de mercado, a Fnac Darty irá autorizar a utilização da marca Fnac e procederá a uma recapitalização. A operação deverá estar concluída nas próximas semanas.