Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo
2017-06-05

Quem o afirma é o Institute for Economics and Peace (IEP) na sua 11ª edição do Global Peace Index (GPI). A lista é encabeçada pela Islândia, seguida da Nova Zelândia e Portugal. Segundo o relatório GPI o mundo é, atualmente, um lugar mais pacífico. Desde o ano passado 93 países registaram altos níveis de paz enquanto 68 pioraram.

A melhoria da paz mundial foi impulsionada pelos níveis mais baixos de terror e pela retirada prévia das forças militares no Afeganistão.

Por sua vez, nos Estados Unidos da América a intensidade do confito interno, o aumento de terrorismo e a turbulência política levaram a um declínio maior do que qualquer outra região do mundo em termos de tranquilidade, quando 22 lugares – ficando no 114º.

Em termos de impacto global económico a violência ascende aos 12.6% do PIB mundial em países pacíficos, elevando-se para 37% do PIB mundial em países menos pacíficos.

A Síria é o país menos pacífico do mundo pelo quinto ano consecutivo, segundo-se o Afeganistão, o Iraque, o Sudão do Sul e o Iémen.

Na 11ª edição do Global Peace Index regista-se, também, o número recorde de países atingido por mortes devido ao terrorismo, que disparou para um pico histórico de 23 – incluindo Dinamarca, Suécia, França e Turquia.

A subida de Portugal para o terceiro lugar da classificação geral deve-se, segundo afirmam os responsáveis pelo estudo, a uma recuperação gradual da sua crise financeira, bem como a uma estabilidade interna geral.

Steve Killelea, Fundador e Presidente Executivo da IEP, comenta estes dados anuais: “apesar deste ano estar a ser animador, o mundo ainda se encontra à mercê do conflito do Médio Oriente, da instabilidade política dos EUA e dos fluxos de refugiados e terrorismo na Europa.”

Em termos regionais, a Europa manteve no GIP a posição da região mais pacífica, enquanto a região do MENA (Middle East and North Africa) permanece como a mais violenta.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos