A cadeia de supermercados DIA está a enfrentar uma batalha judicial no Brasil por alegada evasão fiscal.
Segundo o Economia Digital, a Agência Tributária §brasileira exige o pagamento de 85 milhões de euros. O processo reporta ao ano de 2014, quando foram detetadas duas supostas irregularidades na declaração de impostos da cadeia de supermercados no Brasil. Os inspetores fiscais brasileiros acreditam que a insígnia não pagou os impostos que correspondem às suas vendas e, por isso, reivindicam 73 milhões de euros (250 milhões de reais).
De acordo com o jornal espanhol, o DIA já reclamou junto da Agência Tributária brasileira, argumentando que o mesmo sistema de contabilidade é usado pela empresa sem que nenhum outro inspetor fiscal tenha exigido mais dinheiro. Mas os inspetores brasileiros rejeitaram os argumentos do grupo retalhista que, por sua vez, recorreu já da decisão.
A insígnia está em negociações para assinar uma aliança com uma grande cadeia de supermercados no Brasil para estabelecer sinergias que permitam aumentar a sua quota de mercado, conforme relatado ao Economia Digital por fontes próximas à empresa.