Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Quais são os supermercados mais valorizados pelos consumidores espanhóis?
2017-05-16

Carrefour, Mercadona e Dia são as insígnias de supermercados e hipermercados que melhor atendem às necessidades de consumo, segundo o Shopper Brand Experience Index do Observatorio Shopper Experience (OSE), um estudo elaborado pela In-Store Media e a consultora de investigação Salvetti Llombart.

Especificamente, o Carrefour lidera essa classificação ao ser o supermercado que tem uma taxa global superior, além de ser a insígnia melhor considerada pelos consumidores espanhóis em questões relacionadas ao preço, conveniência e experiência de compra.

Atrás segue a Mercadona, que tem o maior equilíbrio entre todos os aspetos relevantes, embora os consumidores destaquem especialmente o preço, enquanto a DIA ocupa o terceiro lugar, graças ao seu posicionamento no fator preço, se bem que a sua variedade e sustentabilidade são as menos valorizadas.

Em quarto lugar está o El Corte Inglés, onde os consumidores destacam a variedade com que contam, bem como o conforto e a experiência de compra. É seguido pela Eroski, que obtém as suas melhores pontuações nas categorias de preços, sustentabilidade e conforto e experiência compra.

Já o Alcampo está em sexto lugar e em sétimo lugar fica o Lidl, cadeia que está a passar por um processo de mudanças e a ganhar mais quota de mercado, mas que não tem sido muito valorizado pelos consumidores. Atrás destes, completam o ranking Hipercor (8), Aldi (9), Spar (10) e Simply (11).

O índice também analisa os supermercados e hipermercados de carácter regional, onde se percebe um equilíbrio na maioria das marcas regionais, entre os quais se destaca a Bonpreu como a insígnia mais valorizada ou  a Veritas, supermercado especializado em alimentação orgânica, que obteve a melhor pontuação na secção de sustentabilidade.

Por outro lado, o relatório observa que os compradores espanhóis valorizam os supermercados e hipermercados especialmente pelo o preço (65%), conveniência e experiência de compra (49%), gama (46%) e sustentabilidade (40%), de acordo com dados do Observatorio Shopper Experience.

Assim, confirma-se que a poupança e experiência são os dois fatores-chave para os consumidores quando fazem compras. No bloco de conforto e experiência, os retalhistas podem apostar numa experiência de compra mais experiencial, enquanto que a respeito de preços e ofertas deteta-se uma crescente demanda do "shopper" em receber ofertas, descontos e promoções adaptados às suas necessidades.

Sonae pode vir a internacionalizar a Brio

A cadeia de produtos biológicos Brio, comprada recentemente pela Sonae, poderá ser internacionalizada se se verificarem “momentos e oportunidades propícios à aceleração de crescimento da empresa”. A garantia foi dada por Inês Valadas, administradora da Sonae MC, ao jornal Público. 

Sobre a integração das marcas Brio e Go Natural, a gestora diz que a questão ainda não foi devidamente estudada, embora acredite que “com a sua integração na Sonae MC, vão criar-se sinergias vantajosas para ambos, com o máximo benefício para os consumidores”.

Aquando da apresentação do primeiro supermercado Go Natural, em dezembro do ano passado, a Sonae adiantou que o objetivo era ter seis unidades este ano. Somando-se estas às seis lojas atualmente existentes da Brio, pode representar um parque de 12 pontos de venda dedicados aos produtos biológicos este ano. Em termos operacionais, as seis lojas Brio existentes, que estão, de acordo com Inês Valadas, “localizadas em locais-chave na área metropolitana de Lisboa”, irão continuar “a operar da mesma forma como até então”. A administradora da Sonae MC reconhece ainda que existe potencial de expansão, não só em Lisboa como noutros locais do país. 

No ano passado, a Brio faturou mais 15% que em 2015, atingindo os cinco milhões de euros.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos