Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Fraude no e-commerce vai aumentar
2017-05-16

Em 2017, houve um aumento de 200% em testes de cartão de crédito, tática onde se testam números de cartão de crédito roubados, com pequenas compras incrementais, antes de se fazer compras de grande valor. Este foi um aumento em relação ao mesmo trimestre em 2016, de acordo com novos dados da Radial.

A fraude também subiu 30%, provando aos retalhistas já em dificuldades para controlar estes episódios que este é apenas o começo. 

Para muitos retalhistas, a gestão de fraude continua a ser uma espada de dois gumes. Muitos aplicam ferramentas que rejeitam em excesso encomendas, o que diminui as transações dos clientes e lhes faz perder receitas valiosas, ou constroem as suas próprias equipas, um movimento que muitas vezes não tem os dados históricos e as regras necessárias para capturar táticas subtis de teste de cartão. "Os nossos dados adicionam outra estatística alarmante para retalhistas que podem estar despreparados para gerir a atividade de fraude no comércio eletrónico", alerta Stefan Weitz, diretor de produtos e estratégia da Radial. "Sabemos que os criminosos não deixarão de procurar oportunidades para rentabilizar os  dados roubados e até automatizarão este processo uma vez que tenham um cartão que parece estar a funcionar. O resultado é uma compra rápida e de grande volume, que deixa os retalhistas vulneráveis. O combate ao teste do cartão é complicado, mas pode parar milhões de ataques imprevistos”.

Com a mudança rápida, apresentam-se ameaças disseminadas e crescentes para os operadores de comércio eletrónico. Desde agosto de 2016, os segmentos de mercado de eletrónica, entretenimento, jóias e artigos desportivos experimentaram os maiores aumentos na fraude online.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos