Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Supermercados britânicos em crescimento pela primeira vez em mais de três anos
2017-05-16

Os últimos dados da Kantar Worldpanel, para o período de 12 semanas até 23 de abril, apuraram que os dez principais supermercados do Reino Unido estão em crescimento pela primeira vez em três anos e meio, impulsionados por um período de Páscoa forte.

A Tesco continua a liderar o sector dos supermercados do Reino Unido, apresentando um aumento de 1,9% nas vendas, com 27,5% de participação de mercado. A Sainsbury's, que divulgou os seus resultados preliminares, detém 16,1% de participação de mercado e apresenta 1,7% de crescimento das vendas. Seguem-se Asda com 15,6% de quota de mercado  (+ 0,8% de crescimento de vendas) e a Morrisons com 10,4% de participação (crescimento de + 2,2%).

A Aldi, com 6,9% de quota, aumentou a sua liderança em relação ao sexto colocado, a The Co-operative (6,1%). O operador de discount registou o maior aumento de vendas, com crescimento de 18,3%.

O mercado global cresceu 3,7% no período, a taxa de crescimento mais rápida desde setembro de 2013, e valeu cerca de mil milhões de libras em vendas adicionais para o sector de supermercados. Num comentário sobre os valores, Fraser McKevitt, diretor de retail and consumer insight da Kantar Worldpanel, citou o alto nível de inflação no sector, que atualmente é de 2,6%. "Embora os preços pareçam aumentar, a atual taxa de inflação de 2,6% ainda está abaixo do nível médio experimentado entre 2010 e 2014".

Os preços estão a subir desde as 12 semanas até 1 de janeiro de 2017, após um período de deflação que decorreu por 30 períodos consecutivos, de setembro de 2014 a dezembro de 2016, disse a Kantar Worldpanel. "Uma Páscoa forte também contribuiu para o crescimento do mercado neste período. Nas últimas 12 semanas, compradores britânicos gastaram 325 milhões de libras em ovos de Páscoa, com quase três quartos da população a comprar, pelo menos, um”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos