Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Indústria metalúrgica e AICEP promovem a importância do design estratégico
2017-05-16

A Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, em parceria com a AICEP, desenvolveu um workshop onde participaram seis empresas do sector da metalurgia e da metalomecânica, com o objetivo de promover a utilização do design estratégico como acelerador das exportações. 

Pretendeu-se, com esta iniciativa, que as empresas participantes melhorem o potencial de exportação, a capacidade de lidar com o design de uma forma estratégica e de longo prazo e as suas capacidades de inovação e de avaliação dos resultados destes projetos. 

Este programa-piloto integrou dois dias de trabalho intensivo com uma equipa sénior do Design Council, uma entidade do Reino Unido e de referência a nível internacional cujos estudos defendem que o design é um acelerador da competitividade das empresas e que cada uma libra investida em design gera um retorno de 5,27 libras em aumento das exportações. 

Foi com base nestes resultados que seis empresas associadas da AIMMAP participaram neste workshop, nomeadamente, a ARALAB, a C.E.I. – Companhia de Equipamentos Industriais, a FELINO – Fundição e Construções Mecânicas, a FREZITE – Ferramentas de Corte, a António Meireles e a SILAMPOS, para além do acompanhamento posterior em diferido e avaliação dos resultados do plano de ação desenvolvido no workshop. 

No final da iniciativa, Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP, congratulou-se “com a escolha do sector da metalurgia e da metalomecânica para este projeto-piloto. Os números ilustram bem o papel absolutamente determinante que o sector do metal tem na economia nacional, um sector que tem vindo a crescer e a ser cada vez mais competitivo a nível internacional”. 

Recorde-se que, em 2016, o sector metalomecânico obteve um recorde de exportações, com um volume de negócios na ordem dos 28 mil milhões de euros, o equivalente a 14% do PIB, representando 31% das exportações da indústria transformadora nacional.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos