Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Maior grupo de distribuição da Croácia perto da falência
2017-05-10

A Agrokor, o maior grupo de distribuição na Croácia, com um volume de negócios de mais de 6.000 milhões de euros, o que representa 10% do PIB nacional, está à beira da falência. Várias empresas do conglomerado dedicadas à exportação de alimentos estão com as contas congeladas por instituições financeiras para evitar a ocultação de bens, informa a Agência Financeira da Croácia (FINA).

Entre as empresas afetadas encontram-se os supermercados Kozum, Tisak, Franck, a marca de frutas e legumes AgroFructus e a distribuidora de bens de consumo AWT International. Os problemas do grupo atravessaram fronteiras e a francesa Lactalis ameaçou suspender o fornecimento para a Agrokor até que se resolvam os seus problemas financeiros.

A situação tornou-se numa questão de Estado. O Governo croata tem feito apelos à população, e especialmente aos funcionários, para que façam as suas compras nas lojas Kozum numa tentativa de que os fornecedores possam reduzir a sua exposição ao grupo. A Kozum não só é líder na distribuição na Croácia, mas também é um "player" importante na Eslovénia, na Sérvia e na Bósnia-Herzegovina, empregando mais de 30.000 pessoas.

Como muitas falências de empresas, a origem dos problemas da Agrokor está na sua elevada dívida e na sua ânsia de crescer noutros mercados. Em 2014, expandiu-se fortemente na Eslovénia com a compra da sua rival Mercator através de uma aquisição alavancada de 500 milhões de euros, graças ao apoio financeiro de um banco russo. No início deste ano, o grupo já não podia refinanciar as suas responsabilidades e cumprir os vencimentos da dívida. A dívida do grupo ascendia a 5.700 milhões de euros.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos