Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Marcas líderes têm apenas 4% de consumidores fiéis
2017-03-14

Na passada terça-feira, dia 7 de março, a consultora de estratégia Loop Unique Companies convidou altos executivos das principais empresas portuguesas a estarem presentes no evento de apresentação do livro “Impulsa la marca, incrementa las ventas” de César Valencoso, Consumer Insights Director da Kantar Worldpanel.

A sessão contou também com uma análise de Marta Vallbé, diretora de FMCG da Loop, relativamente à elevada taxa de mortalidade das novas categorias de produtos no sector do grande consumo. Ao longo do evento confrontou-se a relevância do investimento de recursos em penetração (novos clientes) frente à fidelidade (clientes base) no que ao crescimento das marcas diz respeito.

Os números recolhidos num estudo realizado com milhares de marcas, analisadas em quase 80 categorias e em cerca de 20 países por todo o mundo, demonstram que existe uma taxa diminuta de consumidores fiéis (uma marca líder detém apenas uma percentagem de 4% de consumidores fiéis ainda que apresente um “brand equity” muito elevado). Concluindo-se, assim, que o crescimento das marcas centra-se na angariação de novos clientes, porque é acima de tudo uma questão de probabilidades, dado o dinamismo do mercado e 95% das decisões de compra serem inconscientes (não recordação de marca).

Marta Vallbé defende que “a inovação estratégica permite adicionar valor às marcas” e César Valencoso que o portfólio das marcas deve contemplar uma penetração global, baseada em momentos de consumo diferentes, usos diferentes e “targets” diferentes.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos