No próximo mês de março, entre os dias 14 e 16, levar-se-á a cabo em Estugarda, na Alemanha, a feira Logimat, que este ano tem como tema central "Shaping Change: Digital-Connected-Innovative".
Estes conceitos encaixam perfeitamente no caminho para a intralogística automatizada, digitalizada e organizada em rede, na qual a Linde Material Handling está a dar importantes passos para ajudar as empresas a identificar que níveis de tecnologia se podem permitir e como os integrar nas operações atuais.
Com um stand localizado no Hall 8/B21, a Linde estará presente com um amplo grupo de especialistas e consultores, que estarão à disposição do público para esclarecer acerca das suas necessidades personalizadas de logística e proporcionar todas as explicações necessárias sobre os novos produtos, programas informáticos e serviços da empresa. Nesta exposição, a Linde colocará em destaque a sua crescente frota de modelos com bateria de iões de lítio, que, além de porta-paletes, stackers, preparadores de encomendas, tratores de reboque e empilhadores contrapesados, incluirá empilhadores retráteis que também se poderão conhecer no recinto da feira.
A Linde também continua a expansão da sua gama de produtos automatizados. Futuramente, estes empilhadores robotizados continuarão a aperfeiçoar-se e a adequar-se para operar em sistemas de armazenamento de grande altura. Durante a feira, a Linde lançará o seu N20 OptiPick, uma solução de recolha semi-automática, que permite que os operadores se concentrem a 100% na recolha de mercadorias, evitando percas de tempo entre empilhador e estante, o que gerará maior produtividade. O N20 OptiPick funciona com um comando à distância em forma de pulseira inteligente. Com este dispositivo, o operador pode programar ordens de movimento personalizadas, de forma que o equipamento se mova automaticamente para uma distância pré-determinada em paralelo à estante e se detenha precisamente à distância especificada. É capaz de evitar pequenos obstáculos e de parar automaticamente no final do corredor. Instalou-se um sistema de segurança integral composto por sensores inteligentes, um protetor periférico de pés, um interruptor de paragem de emergência e uma coluna de luz multicor que indica ao operador as possíveis condições do equipamento.
O avanço da digitalização e da conectividade também permite melhorias em termos de eficiência na gestão do fluxo dos materiais no armazém. No stand da Linde os visitantes conhecerão os programas e as ferramentas de simulação para gerir a planificação de grandes fluxos de materiais, como a solução Connect ,para a gestão da frota com as suas funcionalidades como controlo de acesso, sensores de golpes e análise de utilização.
Por último, alguns dos novos porta-paletes com plataforma e condutor incorporado e os stackers duplos da Linde estarão também presentes na feira. Estes equipamentos, especialmente desenhados para carregar e descarregar camiões e para o transporte em zonas de armazenamento, são agora mais compactos para facilitar a manobrabilidade em espaços reduzidos. Nos modelos com plataforma, esta está completamente desacoplada do chassis para reduzir as vibrações transmitidas ao operador. A unidade de operações Tip Control, disponível em alguns modelos, proporciona uma aderência estável com elementos de controlo integrados. Isto permite um melhor controlo da condução e das funções usando os dedos polegar e indicador.