A rede francesa de supermercados Carrefour informou os sindicatos do seu plano de reestruturação nas operações em Itália. Esta reestruturação implica o encerramento de três lojas e a perda de cerca de 500 postos de trabalho.
As lojas de Borgomanero e Trofarello, na região de Piemonte, e loja de Pontecagnano, na região de Campania, serão encerradas.
De acordo com a declaração dos sindicatos italianos, os argumentos do Carrefour para os planos de reestruturação destacaram questões significativas relativas às tendências das empresas, como as vendas, o custo do trabalho e a rentabilidade, acrescentando que os hipermercados são particularmente penalizados.
A estratégia do grupo francês em Itália baseou-se em lojas abertas 24 horas por dia, sem que isso resulta-se num crescimento significativo nas vendas.
O Carrefour declarou que o plano de reestruturação envolve a reorganização de 32 hipermercados, acrescentando ainda que as alterações são “motivadas pelas dificuldades em curso e pelo declínio de vendas no formato de hipermercados em Itália”.