A palavra “Candando” foi escolhida pelos angolanos como a segunda Palavra do Ano em 2016, após o desafio lançado pelo grupo Porto Editora, que se realizou pela primeira vez naquele país.
Assim, das nove palavras colocadas a votação, “candando” recebeu 22% dos votos. Com origem na palavra da língua nacional quimbundo, “kandandu” significa abraço. Candando foi também a designação escolhida para a nova cadeia de hipermercados que a empresária Isabel dos Santos lançou no ano passado em Angola. “A palavra ‘crise’ marcou o ano de 2016 pela crise económica e financeira que o país atravessa, agravada pela baixa do preço do petróleo no mercado internacional”, contextualiza a editora.
A palavra “kixiquila” foi a terceira mais votada (12%). “Kixiquila é hoje em dia uma forma de poupança a que muitos angolanos passaram a recorrer devido à crise. Juntam-se em grupos de amigos, colegas de trabalho ou vizinhos, descontando todos os meses uma parte do salário para uma espécie de cooperativa informal, que distribui mensalmente o ‘bolo’ reunido por cada um dos participantes”, explica a agência Lusa.
A Porto Editora está presente em Angola através da Plural Editores. Em Portugal, a Palavra do Ano 2016 foi geringonça.