Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae alcança vendas de 5,2 mil milhões de euros no retalho em 2016
2017-01-19

As vendas conjuntas das unidades de retalho da Sonae cresceram 7,2% em 2016, face ao ano anterior, e superaram pela primeira vez os cinco mil milhões de euros, de acordo com os dados preliminares publicados pela empresa.

Os negócios de retalho da Sonae aceleraram o seu crescimento em 2016, com todas as unidades a contribuírem positivamente para o aumento das vendas. “Este desempenho traduziu a constante melhoria da proposta de valor, a expansão dos formatos de comodidade, o sucesso dos novos conceitos de loja, a aposta no omnicanal, o reforço de portfólio de negócios e a crescente internacionalização das insígnias da Sonae”, diz o comunicado.

A Sonae MC, área de retalho alimentar da Sonae, alcançou um crescimento de 5,6%, para os 3.687 milhões de euros, tendo no último trimestre alcançado um aumento de 6,6% do volume de negócios, num desempenho impulsionado pelo crescimento de vendas no universo comparável de lojas. Em 2016, a área de retalho alimentar reforçou a sua presença na proximidade, tendo também efetuado a abertura do seu primeiro supermercado totalmente dedicado à alimentação saudável. “Estou particularmente satisfeito com os resultados alcançados em 2016. Fomos capazes de aumentar o volume de negócios em 5,6% e de reforçar a nossa liderança, apesar do contexto de mercado bastante desafiante. Este crescimento foi impulsionado por uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 1,9%, ao mesmo tempo que continuámos a apostar na expansão das nossas lojas urbanas Continente Bom dia e na melhoria contínua da nossa proposta de valor e perceção de preço. Estes resultados são, também, igualmente importantes para os trimestres que se avizinham, uma vez que comprovam que possuímos a estratégia e recursos adequados para atingir os nossos objetivos”, comenta Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.

No que respeita ao desempenho no retalho especializado, Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma que “o volume de negócios da Sonae SR atingiu 1.439 milhões de euros, em resultado do crescimento do volume de negócios quer da Worten, quer da divisão de Sports and Fashion. Na Worten, demos passos importantes na consolidação da nossa posição na Ibéria, seguindo uma estratégia omnicanal bem-sucedida e fortalecendo a nossa posição competitiva com ganhos de quota em Portugal e um sólido crescimento das vendas online, tanto em Portugal como em Espanha. A divisão de Sports and Fashion registou um crescimento do volume de negócios consolidado de 31,3%, em virtude do contributo positivo das empresas adquiridas, Salsa e Losan, e do portfólio original, posicionando, assim, a divisão para um crescimento futuro”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos