Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

NEC testa serviços de pagamento utilizando reconhecimento facial
2017-01-19

A NEC Corporation está a realizar testes para serviços de pagamento sem dinheiro, utilizando a sua tecnologia de reconhecimento facial, em cooperação com o Sumitomo Mitsui Financial Group.

Os ensaios iniciaram-se a 12 de dezembro e decorrem até 30 de janeiro, envolvendo aproximadamente mil funcionários nas instalações de refeições da sede da SMBC. Os ensaios da Sumitomo Mitsui Card decorrem até 31 de janeiro de 2017 e envolvem aproximadamente 400 funcionários na sede da empresa em Tóquio.

A autenticação biométrica torna a representação fraudulenta extremamente difícil em comparação com outros métodos de autenticação e elimina a necessidade de transportar cartões de identificação ou outras formas de identificação física. No campo dos pagamentos, por exemplo, existem grandes esperanças no desenvolvimento de novas tecnologias biométricas, que permitirão a uma gama diversificada de utilizadores experimentar serviços e métodos de pagamento altamente avançados.

O serviço que está a ser testado utiliza o mecanismo de reconhecimento facial NeoFace da NEC para permitir a verificação de identidade pela comparação entre as imagens pré-registradas das faces dos funcionários com as imagens tiradas pelas câmaras instaladas na zona de refeições. O pagamento dos itens comprados é automaticamente deduzido dos salários mensais dos funcionários no mês seguinte. Este reconhecimento facial tem a característica única de não exigir a instalação de dispositivos de autenticação específicos, além de oferecer maior segurança e tranquilidade devido ao facto dos dados faciais registados estarem armazenados sob a forma de valores numéricos (tornando difícil ou impossível a terceiros identificar os rostos dos utilizadores registados, mesmo no caso de conseguirem obter os dados).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos