Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Geração Z: o próximo alvo das marcas
2017-01-05

As pessoas nascidas entre 1997 e 2011 compõem a chamada Geração Z, principal alvo pós Millennials para as marcas, que, já em 2017, terão de tentar melhor compreender as necessidades, aspirações e comportamentos deste novo grupo de consumidores. Esta geração é composta de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo e representa 27% da população mundial.

A Kantar Millward Brown identificou as principais tendências para atrair esta nova onda de clientes. Em primeiro lugar, a consultora destaca a exigência feita pela Geração Z de autenticidade e transparência no universo digital. Portanto, as marcas vão concentrar os seus recursos em plataformas digitais que permitam ao consumidor co-criar uma experiência de marca partilhada.

Além disso, a experiência da marca ocupará o centro das atenções. Os responsáveis de marketing terão de responder melhor às expectativas de um número crescente de pontos de contacto ("touchpoints") com a marca. Os membros da Geração Z são impacientes com as marcas que não conseguem adaptar-se à dualidade offline/online e oferecer uma mensagem diferente em cada plataforma.

Haverá mais conteúdo nativo, vídeos de formato curto e longo, filtros de marca e emojis. A necessidade de experiências de imersão usando vídeo 360 graus, realidade aumentada e virtual e inteligência artificial fará com que o ambiente se abra para uma nova criatividade, como destaca a Kantar Millward Brown.

Por outro lado, os mercados vão concentrar-se em encontrar o equilíbrio entre precisão e intrusão. Os anunciantes vão alinhar-se no que realmente compõe um “targeting” eficaz com base na afinidade com a marca, os interesses e os dados demográficos apropriados.

Da mesma forma, as marcas serão desafiadas a superar o bloqueio de anúncios (ad blocking), criando melhores experiências e compreendendo a forma de navegar dos consumidores, ao mesmo tempo que adotam de forma mais agressiva várias formas alternativas para alcançar e conectar-se com o seu público.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos