Um estudo da Showroomprive destaca que 48,4% dos portugueses comprará mais online neste Natal que no ano passado. 20,4% indica que comprará muito mais online e 28% manifesta que comprará online um pouco mais que o ano passado.
Relativamente ao número de presentes que se irá adquirir via online, 21,6% indica que comprará todos os seus presentes online se com isso poupar dinheiro.
No que respeita ao orçamento para a compra de presentes, 46,3% dos portugueses vão gastar entre 150 a 250 euros. No que respeita às intenções de gastos gerais para este Natal (presentes, jantares, eventos, bebidas, viagens, etc.), e sem diferenciar se o que se gasta é em lojas de rua ou online, 19,2% declara que gastará mais dinheiro que no ano passado, enquanto que 57,8% que está disposto a gastar a mesma quantidade.
Os portugueses dão muita importância ao Natal e, para eles, o importante é socializar seja em jantares de família ou saída com os amigos. Para 36,3% dos portugueses, a compra de presentes será o gasto principal, enquanto que para 27,5% será socializar (jantares, cervejas, etc.). A compra de comida será o gasto mais importante para 26,7% dos portugueses inquiridos. Por último, 9,6% confirma que o seu gasto principal será em viagens.
Questionados pela categoria de presentes que planeiam comprar neste Natal, os portugueses dão especial relevância à moda, acessórios e aos livros como presentes estrela.
O estudo anual de Showroomprive.pt destaca que 30% dos portugueses começa a pensar no que oferecer a partir do mês de novembro. 26,1% decidem na primeira quinzena de dezembro, 16,1% em finais de setembro e 13,3% na segunda quinzena de dezembro. Há quem comece a fazer as suas compras em outubro (12,8%) e, por último, 1,8% na semana antes dos reis.