Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

APED congratula-se com acordo formalizado entre sector agroalimentar
2016-12-12

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) congratula-se com o acordo de cooperação pioneiro para sector agroalimentar português assinado hoje com os parceiros CAP, CCP, CIP, CNA e CONFAGRI, que se vem materializar no Código de Boas Práticas Comerciais por forma a acrescentar valor a toda a cadeia alimentar e tornando-a mais competitiva e próxima do consumidor.

Este instrumento de autorregulação, de natureza voluntária, define um conjunto de princípios e procedimentos para a cadeia de abastecimento agroalimentar. O seu objetivo é reforçar a cooperação e transparência e assegurar a promoção da equidade e reciprocidade entre parceiros dos sectores da produção, da transformação e da distribuição de produtos de grande consumo. “A assinatura deste Código de Boas Práticas vem reforçar a aposta de longa data da APED na transparência, no diálogo e na autorregulação como ferramentas para alcançar um mercado mais dinâmico. Este acordo permite dar novos passos no trabalho pioneiro que os sectores signatários têm desenvolvido em prol de um relacionamento equilibrado e equitativo entre agentes económicos e, acima de tudo, em prol do consumidor”, refere Ana Isabel Trigo Morais, diretora geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

O documento vem somar-se às iniciativas já tomadas pela APED no âmbito da autorregulação, como é exemplo o protocolo de colaboração assinado com a CAP, em 1995, em vigor desde então e que evoluiu, inclusive, para o Código de Boas Práticas Comerciais, assinado em abril de 2013.

Este acordo está ainda em linha com as práticas de autorregulação em vigor na Europa, nomeadamente com o Código de Boas Práticas Europeu - “The Supply Chain Iniciative”, um marco histórico na relação entre os sectores da distribuição e fornecedores, que contou com a adesão voluntária de 457 empresas europeias, entre as quais os cinco principais grupos de retalho alimentar em Portugal.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos