O Observador Cetelem, que analisou o consumo em Portugal e questionou os consumidores sobre quais as prendas que mais gostariam de receber, revela que os eletrodomésticos representam apenas 2% dos desejos.
Além de vestuário e de perfumes/relógios, os portugueses esperam encontrar no sapatinho artigos de lazer/viagens (19%), telemóveis/smartphones (15%), produtos culturais (11%) e vouchers de oferta (6%). A lista de presentes desejados neste Natal estende-se depois aos tablets (4%), à eletrónica de consumo (3%), ao equipamento informático (3%), ao equipamento desportivo (2%), aos eletrodomésticos (2%), aos brinquedos (2%), ao mobiliário (1%), aos cabazes (1%) e aos artigos de bricolagem/jardinagem (1%).
O estudo revela ainda que, enquanto as mulheres colocam no topo da lista o vestuário (31%), os relógios/perfumes (24%) e os artigos de lazer/viagens (17%), os homens optam em primeiro lugar pelos perfumes/relógios (21%), só depois surgindo as categorias de lazer/viagens (20%) e vestuário (19%). O desejo de receber prendas destas três categorias é partilhado por todas as faixas etárias, à exceção dos jovens entre os 18 e s 24 anos que, após o vestuário (36%), preferem receber telemóveis/smartphones (35%).
Geograficamente também existem diferenças entre as principais regiões do país, com o norte a preferir maioritariamente receber perfumes/relógios (27%), o centro a favorecer produtos da categoria de lazer/viagens (19%) e o sul a inclinar-se sobretudo para o vestuário (28%).