Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas brutas sob insígnia do Grupo DIA crescem 2,1% em Portugal
2016-10-25

As vendas brutas sob insígnia do Grupo DIA cresceram, nos primeiros nove meses do ano, 2,1% em Portugal, para os 635,2 milhões de euros. O mercado português contribuiu, neste período, com 8,1% das vendas.

Globalmente, o Grupo DIA registou, nos três primeiros trimestres, vendas brutas sob insígnia de 7.800 milhões de euros, o que representa um crescimento de 11% em moeda local, relativamente ao mesmo período do ano passado. Este avanço deve-se, segundo o grupo, ao bom ritmo de negócio de todas as áreas geográficas onde a companhia mantém operações. No mercado ibérico, as vendas cresceram 2% para os 5.103 milhões de euros, enquanto que nos países emergentes o avanço é de 27,2%, em moeda local, para os 2.697 milhões de euros. Em Espanha, de janeiro a setembro, as vendas brutas sob insígnia aumentaram 2% para os 4.468 milhões de euros. Neste período, um total de 141 lojas El Árbol foram transformadas em lojas La Plaza DIA acima das 95 lojas previstas inicialmente para o conjunto do ano.

Relativamente às vendas comparáveis, no terceiro trimestre do ano, registou-se um incremento de 10%, sendo o maior avanço pelo segundo trimestre consecutivo desde que a companhia está cotada em bolsa. “Durante o terceiro trimestre de 2016, uma vez mais, a tendência das vendas foi forte em cada mercado onde a DIA mantém operações, com vendas comparáveis positivas em todos os países, apesar das adversas condições de negócio. O investimento continuado nos preços, juntamente com uma melhoria do serviço aos nossos clientes, está a produzir resultados em todos os países, aumentando o “like for like” nos seus respetivos mercados. As nossas prioridades para 2016 são claras; crescimento das vendas e criação de cash flow. Confiamos na obtenção destes resultados para o conjunto do ano de 2016”, declara Ricardo Currás, conselheiro delegado do Grupo DIA.

O resultado líquido ajustado ascendeu, nos nove primeiros meses do ano, a 157 milhões de euros, menos 4,7% em moeda local relativamente ao mesmo período de 2015, devido ao aumento das amortizações por aquisições e do resultado financeiros nos países emergentes. Pelo seu lado, o EBITDA ajustado situou-se nos 429 milhões de euros, mais 6,4% em moeda local.

No final de setembro de , o número total de lojas do Grupo DIA ascendia a 7.824. A companhia mantém como prioritária a melhoria dos números de negócio, estabelecendo um objetivo de crescimento das vendas brutas sob insígnia em moeda local em torno dos 10% no exercício de 2016.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos