Os consumidores reagiram favoravelmente à presença de realidade aumentada, tanto em loja física como online. 68% admitem passar mais tempo numa loja se for possível fazer compras com realidade aumentada.
Dados do estudo "O Impacto da Realidade Aumentada no Retalho" desenvolvido pela Interactions,, realizado junto de mais de mil norte-americanos e que revelou dados muito positivos sobre a visão dos consumidores sobre a realidade aumentada. "Não é surpreendente que 61% dos entrevistados digam que a realidade aumentada já os fez mudar o local onde realizam as suas compras", explica Bharat Rupani, presidente da Interactions. "A realidade aumentada está a reformular a experiência de compra e a envolvência dos consumidores com o retalho. Até mesmo as marcas mais tradicionais estão a incluir esta experiência nas suas lojas, fruto do interesse e procura dos consumidores", acrescenta.
40% dos entrevistados disseram que estariam dispostos a pagar mais por um produto se pudessem experimentá-lo através de realidade aumentada e 72% admite que, graças à realidade aumentada, efetuou compras que não estavam nos seus planos.
A Interactions constatou ainda que os consumidores veem a realidade aumentada como uma ferramenta útil e complementar. 55% admite que a realidade aumentada torna a experiência de compra mais divertida e 45% destaca a poupança de tempo.
A realidade aumentada também apresenta uma oportunidade aos retalhistas de fornecer mais informações aos consumidores.