Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Homens portugueses mostram-se insatisfeitos e com pouca confiança
2016-03-22

Apenas 18% dos portugueses admite ser muito confiante consigo mesmo, segundo o estudo Gillette “Quando tudo encaixa para os homens”.

Esta pesquisa internacional, realizada pela Ipsos, pretende mostrar uma perspetiva de diferentes aspetos da vida dos homens. No total, foram inquiridos 4.151 homens, entre os 22 e os 34 anos, de 13 países: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Polónia, Rússia, Turquia, Índia, China, México e Brasil. “Está satisfeito com a sua aparência?”, “Quando se cuida mais: quando está comprometido ou solteiro?”, “Qual é a sua maior prioridade?”, “Tem confiança em si mesmo”, foram algumas das questões colocadas aos inquiridos.

Uma das principais conclusões deste estudo é que os homens cuidam da sua imagem. Efetivamente, um em cada três dos entrevistados reconhece que uma das principais preocupações é o cuidado com a sua pele e evitar todo o tipo de problemas, como irritações ou cortes com a lâmina. No entanto, a maioria (53%) reconhece que manter o peso ideal é sua a maior preocupação.

Na realidade, é a estabilidade financeira que está no topo das preocupações dos homens. Mais de metade dos inquiridos (58%) revela que tem como prioridade melhorar as suas condições económicas. A carreira é igualmente uma preocupação, apesar de só dois em cada 10 dos inquiridos se sentirem orgulhosos com o seu percurso profissional. Os portugueses estão abaixo da média com um índice de satisfação de 12%, sendo os espanhóis os mais satisfeitos (49%).

Outra conclusão do estudo é que, em termos gerais, os homens atribuem à sua companheira um papel preponderante, sobretudo porque valorizam a sua opinião em matéria de estilo, sendo este um fator determinante para a confiança de todos os inquiridos.

Os resultados deste estudo revelam que os espanhóis são os mais satisfeitos com a sua aparência (60%), seguindo-se os portugueses (25%) e os chineses (22%). O barbear ocupa um lugar de destaque, uma vez que 37% dos portugueses valoriza o barbeado como um aliado para conseguir uma boa imagem, tal como o perfume (37%).

Quando chega a hora de mudar de produtos, três em cada 10 portugueses afirmam que optam por novas soluções quando percebem que há algo de melhor disponível no mercado.

No que toca à moda, os espanhóis lideram a lista dos mais satisfeitos com o seu “look” (64%), seguindo-se os turcos e os indianos, com 52%. No fundo da tabela, encontram-se os portugueses (17%), os chineses (18%) e até mesmo os italianos (27%).

No que se refere à sua imagem, os homens têm muito em conta a situação sentimental em que se encontram. No caso dos portugueses, mais de metade (54%) afirma que se preocupa mais com o seu look quando tem uma companheira, sobretudo após passar a barreira dos 30 (58%). Se bem que são os mais jovens os que mais se preocupam com a sua aparência quando estão à procura de uma relação (36%).

Para a maioria dos inquiridos (57%), as celebridades são as menos influentes, sendo os espanhóis e os russos os que menos importância lhe dão (6%). No caso dos portugueses, 71% considera que as celebridades em nada influenciam o seu estilo, contra 7% que respondeu afirmativamente.

Relativamente aos chefes, só 14% considera que a sua opinião pode influenciar. O índice é mais elevado nos inquiridos indianos, pois quase um terço (29%) valoriza o que pensa o seu chefe. Este dado contrasta com os das restantes nacionalidades, sendo os portugueses (5%) e os polacos (6%) os que têm menos consideração.

Por fim, quase um terço dos portugueses (28%) confessa que conseguir um emprego novo ou iniciar uma nova relação (17%) são os fatores que mais influencia a mudança de estilo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos