Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

ASAE apreende produtos contrafeitos vendidos pelo Facebook
2016-03-02

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na passada quinta-feira, na sequência de uma investigação dirigida à venda de material contrafeito através da Internet, executou cinco mandados de busca em residências, veículos e lojas do Porto e São João da Madeira, tendo apreendido cerca de 11 mil artigos - calçado, vestuário e telemóveis - no valor aproximado de 250.000 euros, 1.200 euros em dinheiro, cheques e um computador.

A investigação esteve a cargo da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal que, durante um ano, identificou os gestores das páginas eletrónicas, vendedores e respetivos fornecedores deste material. Estas páginas encontravam-se ativas, pelo menos, desde 2014, exclusivamente com ofertas de material contrafeito que se aproximavam do original, o que constitui, ainda, uma fraude sobre mercadorias.

Durante a ação foi possível apreender material já embalado com a identificação dos destinatários e localizar um armazém “oculto e improvisado“ nas traseiras de uma moradia. A venda era toda efetuada através de várias páginas do Facebook, sendo os artigos remetidos por correio mediante pagamento por transferência bancária ou à cobrança.

A mercadoria apreendida não tinha qualquer fatura de aquisição, sendo uma manifestação da existência de economia informal.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos