Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

74% dos internautas descarregam ficheiros maliciosos sem saber
2015-11-30

Durante este ano, a Kaspersky Lab realizou um teste aos hábitos online dos utilizadores, no qual participaram 18.000 pessoas de países de todo o mundo, entre os quais Portugal. De acordo com os dados recolhidos, 74% de todos os utilizadores da Internet que participaram no teste descarregam ficheiros potencialmente maliciosos, já que não são capazes de detetar os perigos online a que estão expostos.

Num dos campos do teste, era pedido aos utilizadores que descarregassem a música 'Yesterday' dos Beatles. Das quatro opções de download, só uma era um ficheiro .wma seguro, intencionalmente intitulado 'Betles.Yesterday.wma. Este ficheiro foi a escolha de apenas um quarto (26%) dos participantes, que percebeu tratar-se de um tipo de ficheiro inofensivo, apesar do erro de ortografia no nombe.

A opção de ficheiro mais perigosa, com extensão .exe, incluía também o termo 'mp3' 'Beatles_Yesterday.mp3.exe,' tendo conseguido enganar um teço (34%) dos participantes, que acabaram por escolhê-la. Em 14% dos casos, foi escolhido um ficheiro de download .scr, um tipo de ficheiro que recentemente tem sido utilizado para difundir material malicioso e 26% optaram pelo ficheiro .zip.

Os utilizadores não são capazes de detetar os perigos online, e não só no que se refere ao download de música. Segundo os resultados do teste, um em cada cinco (21%) utilizadores descarrega ficheiros de uma grande variedade de fontes online, aumentando o risco de se deparar com um site malicioso. Durante o teste, só 24% dos utilizadores soube reconhecer uma página web legítima.

Os resultados avaliam também os dados do último estudo da Kaspersky Lab e da B2B International, segundo o qual 45% dos internautas já sofreu algum incidente de malware nos últimos 12 meses, e 13% dos afetados não sabia determinar a forma como o incidente aconteceu.

Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia, afirma: "Os consumidores necessitam de ser mais conscientes dos perigos do mundo online para poderem proteger-se a si próprios e aos restantes. Devemos aprender a detetar os sinais de atividade maliciosa, reconhecer uma página de phishing ou saber que tipo de ficheiro podemos descarregar. No entanto, não importa o quão ciberinteligente uma pessoa é, se navega na Internet sem ter instalada qualquer solução de segurança em todos os seus dispositivos. Os cibercriminosos estão constantemente a desenvolver novas formas de atacar as pessoas sem serem detetados r o software de segurança, sempre atualizado, é a principal barreira de proteção dos utilizadores ".


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos