Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

9 em 10 portugueses confiam na recomendação de familiares e amigos
2015-09-29

Para os portugueses a publicidade mais fiável de um produto ou serviço corresponde às recomendações dos seus familiares e amigos. Nove em cada 10 portugueses confirmam dar maior credibilidade à experiência das pessoas ao seu redor. Além disso, 70% afirma confiar na informação disponível nas páginas Web das próprias marcas, de acordo com o relatório “Trust in Advertising” elaborado pela Nielsen.

A experiência pessoal e objetiva sobrepõe-se, deste modo, à informação disponibilizada pelas próprias marcas. De facto, os consumidores também atribuem a sua confiança ao conteúdo que leem em artigos publicados e comentários online de outros utilizadores.

Com respeito a outras formas tradicionais de chegar ao público, a melhor maneira é o spot televisivo. Este formato publicitário conta com a confiança de seis em cada 10 portugueses, enquanto mais de metade atribui parte ou total da sua credibilidade à informação que lhes chega através de anúncios em imprensa ou rádio.

Cerca de 70% não confia na publicidade que recebe nos seus tablets e smartphones ou, ainda, em banners. Desta forma atesta-se que os formatos publicitários tradicionais são os que inspiram mais confiança aos consumidores portugueses em detrimento dos digitais.

Por outro lado, as recomendações de pessoas próximas são não só a publicidade mais fiável mas, também, a mais efetiva. Nove em cada 10 portugueses seguem, em algum momento, o conselho dos seus familiares ou amigos. Outras formas de incentivo ao consumidor, sempre ou ocasionalmente, são os comentários na Internet, páginas Web das empresas e anúncios televisivos, que perfazem um total de 70%. Em contrapartida, a comunicação publicitária menos significativa para o consumidor é a publicidade móvel, sendo desconsiderada por seis em cada 10 utilizadores.

Ao mesmo tempo, há anúncios que, para impactar o consumidor, não dependem tanto do seu formato publicitário mas sim da mensagem que passam, do seu tom e enfoque. Assim, o tipo de anúncios que mais ressoa aos portugueses (55%) são os que representam situações reais do dia-a-dia, sendo, também, o tom humorístico um dos que mais retém a sua atenção (53%). Pelo contrário, a imagem de famosos é um investimento pouco rentável para as marcas, pois apenas 7% recorda anúncios que tenham sido protagonizados por uma celebridade.

De acordo com o diretor geral da Nielsen Ibéria, Gustavo Nunez, "os consumidores baseiam-se, principalmente, na experiência das outras pessoas, sendo, assim, a melhor publicidade possível aquela em que um produto ou serviço cumpre a sua missão e os benefícios que diz ter. O "word of mouth" também é um facto fundamental no momento de comprar um novo produto, tal como conclui o nosso relatório Global de Inovação. Além disso, as marcas devem estar atentas e corresponder às conversas que ocorrem online, principalmente através dos comentários dos utilizadores em sites e redes sociais".

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos