Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Comércio eletrónico em Portugal alcançou os 50 mil milhões em 2014
2015-09-23

Este é um dos pontos relevados pelo estudo Economia digital em Portugal 2009-2020, promovido pelo ACEPI/IDC. As conclusões deste documento foram apresentadas no Fórum da Economia Digital que teve lugar a 22 de setembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Numa sessão presidida pelo Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI, revelou que a Economia Digital em Portugal está em franco desenvolvimento, com o comércio eletrónico.

O estudo Economia Digital em Portugal vem demonstrar um crescimento gradual da utilização da internet que atinge, neste momento, 70% com previsão de 85% em 2020.

Em relação às compras online já cerca de 40% dos utilizadores acedem por este meio a produtos e serviços, havendo previsões para que em 2020 se atinga os 50%. Equipamentos eletrónicos, viagens, alojamento e vestuário/moda/lar são as categorias mais compradas na internet, sendo estas 42% das compras online realizadas em smartphones.

A grande maioria dos portugueses compra em sites estrangeiros (72%) sendo a referência multibanco o método preferido para pagamento.

Estima-se que em 2020 mais de 85% da população portuguesa esteja online, sendo que metade destes farão, habitualmente, compras online.

O estudo Economia digital demonstra que nos últimos cinco anos em Portugal o volume de negócios atingiou os 2,9 mil milhões de euros (entre empresas e consumidores). Em relação ao comércio eletrónico entre empresas e o estado alcançou 45 mil milhões de euros, estimando-se que atinja em 2020 o valor de 79 mil milhões de euros.

Apesar destes dados positivos em relação ao comércio eletrónico atualmente apenas 32% das empresas portuguesas têm uma presença na internet, sendo reduzida a percentagem para 10% quando analisamos os números de lojas online próprias. Em relação aos domínios, 2/3 das empresas possuem endereço .pt por se direcionarem a um mercado nacional.

Em relação ao marketing online, 73% das empresas portuguesas já realizam algum tipo de investimento nesta área, estando 80% dos inquiridos satisfeitos com os resultados. O email, as redes sociais e os motores de pesquisa são so três canais de comunicação digital mais utilizados.

Em 2015 as empresas prevêem crescer em mais de 50% o orçamento atribuído ao marketing online.

O Estudo Economia Digital em Portugal 2009-2020 é promovido pela ACEPI, conta com o apoio do DNS.pt e foi encomendado à IDC que realizou um inquérito a 850 internautas em Portugal em Julho de 2015 e um Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem presença na Internet, em Julho de 2015.

O estudo é uma atualização do estudo publicado em 2014, o qual teve como base o Framework metodológico da IDC, onde são congregadas diversas fontes de informação de forma a possibilitar uma visão integrada da Economia Digital em Portugal.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos