Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Em 2016 os salários irão diminuir nos cargos de maior e menor responsabilidade
2015-09-14

Este é o resultado do Mercer Total Compensation Portugal 2015, o maior estudo nacional sobre as tendências de compensão e benefícios. Contrariamente a 2014, os resultados apontam para uma diminuição dos incrementos salariais, na base dos 1.60%, nas funções de topo e nas funções de menor responsabilidade.

Segundo o estudo Total Compensation Portugal 2015 realizado pela consultora Mercer, que analisou 112.677 postos de trabalho em 307 empresas presentes no mercado português, a descida dos incrementos reais situa-se ao nível das funções de Direção-Geral/Administração, Administrativos e Operários, com descidos entre os 1.60% e os 0.02%.

Estes resultados negativos são analisados por Tiago Borges, responsável da área de estudos da consultora, em comunicado enviado à Revismarket “verifica-se uma tendência para uma maior penalização dos níveis funcionais com maior responsabilidade em períodos de recessão, bem como uma recuperação mais acentuada em períodos de expansão da atividade económica.”

Todas as restantes famílias funcionais obtiveram ligeiras subidas registadas (entre os 0.25% e os 1.52%), analisando-se ligeiro descida em relação a 2014. Por sua vez, as funções de Chefias Intermédias e Diretores de 1ª Linha obtiveram a maior variação salarial (1,52% e 0,73% respetivamente).

Leia o artigo desenvolvido aqui


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos