Evo Morales inaugura fábrica tecnológica implementada pela JP – inspiring knowledge
Evo Morales, Presidente da Bolívia, inaugurou em La Paz aquela que é agora uma das principais fábricas de assemblagem de equipamentos tecnológicos da América do Sul. A trabalhar neste projeto desde 2013, a JP – inspiring knowledge foi a empresa responsável pelo desenho, construção e implementação desta unidade industrial, e ainda pela consultoria e formação tecnológica dos seus trabalhadores.
Com uma área de 7500 metros quadrados, uma capacidade de produção anual de 600 mil equipamentos e 800 trabalhadores por turno, a Fábrica de Equipamentos Tecnológicos Quipus é a primeira a marcar lugar no Parque Industrial de Kallutaca, no município de La Paz.
O projeto da primeira fábrica de assemblagem do país nasceu em 2013, com o programa educativo nacional para a entrega de computadores aos estudantes bolivianos. No entanto, a ambição da Bolívia vai ainda mais longe.
“Inauguramos agora a primeira fábrica de assemblagem de computadores e equipamentos tecnológicos, mas o nosso desejo é que fabrique muitos mais acessórios”, afirmou Evo Morales, Presidente da Bolívia, durante a cerimónia de inauguração.
Contando com o suporte permanente da JP – inspiring knowledge, responsável pela gestão do projeto, consultoria e formação tecnológica, o objetivo será diversificar ao máximo a produção, não apenas com tablets e computadores, mas estendendo a oferta a telemóveis, servidores, descodificadores de televisão digital, entre outros.
O trabalho conjunto entre a JP – inspiring knowledge e a Quipus - empresa pública boliviana criada para a implementação do projeto educativo tecnológico – teve início em 2013. O projeto começou com a adaptação de uma antiga fábrica têxtil para uma unidade de assemblagem provisória, que permitisse dar arranque à produção dos dispositivos ainda em 2014. Nesse ano, foram entregues mais de 150 mil equipamentos de estudante em todo o país.
“A Fábrica de Equipamentos Tecnológicos Quipus representa um marco num processo de transformação que começou por ser educativo, para se transformar numa verdadeira revolução tecnológica na Bolívia. A JP – inspiring knowledge teve um forte papel neste projeto, nomeadamente pela transferência do seu conhecimento, o que nos deixa muito orgulhosos”, declara João Paulo Sá Couto, presidente executivo da JP – inspiring knowledge.
Até ao início deste projeto, apenas 24% dos lares bolivianos tinha acesso a um computador.