Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Cartões Visa Europe com mais de 1.000 milhões de transações contactless nos últimos 12 meses
2015-07-13

Os mais recentes dados da Visa Europe mostram que a taxa de adoção dos pagamentos contactless na Europa continua a aumentar, com mais de mil milhões de transações realizadas nos últimos 12 meses.

Estes números indicam ainda que os titulares de cartões Visa gastaram um total de 1,6 mil milhões de euros apenas no mês de março de 2015 – valor que traduz um impressionante crescimento de três dígitos, comparativamente aos resultados registados no mesmo período em 2014.

O Reino Unido lidera a tabela europeia que incide sobre o número de cartões Visa Contactless emitidos, enquanto a Espanha ocupa o topo da lista dos terminais. O Reino Unido possui 49,6 milhões de cartões e 410 mil terminais. Logo atrás surge a França (20,3 milhões de cartões e 405 mil terminais), a Polónia (14,5 milhões de cartões e 354 mil terminais) e a Espanha (11,5 milhões de cartões e 593 mil terminais).

A tecnologia contactless tem sido muito bem recebida pelos consumidores, retalhistas e pela própria banca, revelando um ritmo de crescimento em termos de utilização bastante rápido. No final de março de 2015, o Reino Unido arrecadou a primeira posição enquanto mercado líder europeu para a Visa, com 52,6 milhões de transações, seguido pela Polónia (49,7 milhões) e pela República Checa (13,9 milhões).

Atualmente existem 131 milhões de cartões contactless da Visa a circularem nas carteiras e nos bolsos dos consumidores europeus e a serem utilizados nos mais de 2,6 milhões de terminais contactless. Em 2020 todos os terminais de ponto-de-venda da Visa aceitarão pagamentos contactless.

Na Europa, onde existem já 240 bancos a emitirem cartões contactless da Visa, a grande maioria dos titulares de cartões Visa vai ter acesso a dispositivos de pagamento contactless em 2020.

Os consumidores europeus são mais propensos a utilizar a tecnologia contactless nas compras do dia-a-dia de comida e bebida, feitas nos supermercados e nos restaurantes. Os dados mostram que os consumidores se sentem igualmente confortáveis em utilizar o contactless em pagamentos de valor mais elevado, como as compras de supermercado semanais, na Republica Checa, Polónia e Espanha, onde os titulares de cartões podem utilizar o contactless para efetuarem pagamentos de qualquer valor. Apenas têm que tocar para pagar e introduzir o PIN no terminal.

Cortesia ACEPI

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos