Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Comissão Europeia investiga Amazon por suspeitas de abuso de posição dominante
2015-06-17

A Comissão Europeia abriu uma investigação formal à Amazon por suspeitas de que a gigante norte-americana esteja a violar a lei da concorrência da União Europeia, abusando de uma posição dominante no mercado. Em causa estarão cláusulas contratuais com editoras que permitem à Amazon ser informada das condições comerciais oferecidas aos seus concorrentes.

A Comissão Europeia revelou, em comunicado, que “vai investigar, em particular, as cláusulas nos contratos que a Amazon tem com as editoras. Estas cláusulas requerem que as editoras informem a Amazon sobre condições mais favoráveis ou alternativas oferecidas a empresas concorrentes e/ou a oferta dessas mesmas condições à Amazon”.

O setor dos e-books tinha já sido alvo de outra investigação formal por parte da Comissão Europeia, em Dezembro de 2011, por suspeita de práticas de concertação de preços entre cinco editoras internacionais e a Apple. De acordo com o Jornal de Negócios, o processo terá sido concluído um ano depois com as empresas em causa a proporem novas medidas aceites pela Comissão.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos