Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae e Ministério da Educação e Ciência celebram protocolo para a promoção do ensino vocacional
2015-04-20

Sonae Retail School, escola interna de desenvolvimento de talento da Sonae na área do retalho, proporciona estágios formativos a alunos do ensino vocacional. Primeiro curso, de técnico de logística, já está em funcionamento em parceria com a Escola de Comércio de Lisboa e envolve 23 alunos.

A Sonae celebrou um protocolo de cooperação com o Ministério da Educação e Ciência para o desenvolvimento de cursos vocacionais no ensino secundário. Esta parceria integra a política de recursos humanos e cooperação com outras intuições académicas e de ensino da Sonae e pretende capacitar os jovens através do desenvolvimento de formação nas empresas, permitindo uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

A parceria estabelecida permite à Sonae colocar ao serviço da Comunidade os seus conhecimentos e competências, bem como recursos humanos, técnicos e financeiros. A iniciativa permitirá desenvolver técnicos especializados que podem vir a integrar a Sonae, dando um contributo para o desenvolvimento das suas operações.

Através da Sonae Retail School, a Sonae já está a proporcionar aos jovens estágios formativos, tendo desenvolvido o curso vocacional de Técnico de Logística em parceria com a Escola de Comércio de Lisboa. Atualmente com 23 alunos e um total de 3.000 horas, das quais 1.400 de estágio formativo, o curso integra aulas teórico-práticas e formação prática em áreas como preparação de encomendas, receção e expedição em armazém, operação de empilhadores e redes e fluxos de informação. Trata-se de um curso de dupla certificação, já que proporciona uma certificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações e um diploma de conclusão do Ensino Secundário.

Os cursos vocacionais do ensino secundário são abertos a jovens com 16 ou mais anos de idade, que possuam o 9º ano de Escolaridade. Os candidatos que satisfaçam as condições de ingresso serão sujeitos a seleção considerando-se como critérios de seriação a idade, a maturidade e a vocação.

De acordo com o protocolo assinado com o Ministério da Educação e Ciência, a Sonae constitui uma referência no mercado nacional, caracterizando-se por uma presença ativa e uma forte aposta no seu setor de atividade, reunindo excelentes condições para promover uma articulação ativa com as escolas, na implementação em conjunto destes cursos. Desta forma, é entendimento das partes que será de grande relevância a experiência iniciada entre a Sonae e a Escola de Comércio de Lisboa se possa estender a mais alunos e a mais escolas.

Sonae Retail School proporciona 1,4 milhões de horas de formação

A Sonae acredita que as pessoas estão no centro do seu sucesso. Por isso, lançou em 2009 a Sonae Retail School, um sistema vasto de formação para o desenvolvimento sustentável dos colaboradores da Sonae, sob a forma dum conjunto de escolas e academias de saberes que atravessam os diferentes negócios do retalho ou que lhes estão diretamente ligadas. Em 2014 esta aposta traduziu-se em 1,3 milhões de horas de formação proporcionadas aos colaboradores das áreas de retalho da Sonae.

A Sonae Retail School tem como missão desenvolver competências e potencial dos colaboradores e catalisar a mudança e desenvolvimento dos diversos negócios. A universidade corporativa da Sonae conta com equipas próprias de desenvolvimento de conteúdos e mais de 3.900 formadores internos, mas busca o conhecimento onde quer que esteja: Escolas de Negócio; Parceiros Comerciais; Colegas; Clientes; Comunidade.

Integrando a Sonae Retail School, em 2012 foi lançada a Escola da Logística, destinada a todos os colaboradores da Operação Logística, apoiando o seu desenvolvimento profissional de forma sustentada, contribuindo para uma cultura de excelência, centrada nos processos e no serviço ao cliente. No entanto, é uma estrutura aberta a todos, cujo interesse e percurso profissional esteja, de alguma forma, ligado à área da Logística. A Escola de Logística da Sonae Retail School é assim responsável pela implementação do curso vocacional de Técnico de Logística desenvolvido em parceria com a Escola do Comércio de Lisboa e o Ministério da Educação

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos