Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

GS1 Portugal supera os 7400 associados em 2014
2015-03-30

Mais de 7400 associados no fecho de contas de 2014, com um saldo positivo de 352 novos associados face a período homólogo e um crescimento de 7% no triénio 2012-14. “Apesar da difícil conjuntura, crescemos em massa associativa nos últimos três anos, o que significa que as empresas privilegiam a eficiência, segurança, sustentabilidade e visibilidade dos negócios e das cadeias de abastecimento”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1®Portugal.

“O compromisso da nossa fantástica equipa com a eficiência e a sustentabilidade dos negócios dos nossos Associados faz com que sejamos, hoje, um parceiro credível e respeitado junto dos vários grupos de Stakeholders empresariais e institucionais, inclusive o Governo de Portugal”, assegura Paulo Gomes. “Nesse sentido, e num momento em que estamos prestes a celebrar 30 anos”, continua o Presidente da GS1®Portugal, “antevejo um futuro particularmente entusiasmante, o qual, assente num ambicioso Roadmap Estratégico, aponta novos caminhos e setores, como o Financeiro ou a Administração Pública”.

“Num mundo iminentemente digital, em que o consumidor exige dados e sistemas de dados fiáveis sobre si e os produtos que consome em todas as plataformas físicas e online, as soluções que hoje disponibilizamos aos Associados da GS1®Portugal correspondem a um selo de qualidade, segurança e fiabilidade essencial na relação das respetivas Marcas com o Mercado”, prossegue o responsável da entidade de normalização comercial e plataforma colaborativa entre produtores e distribuidores de todas as cadeias de valor.

“Exatamente por isso, ou talvez em consequência dessa credibilidade”, prossegue João de Castro Guimarães, “registámos, em 2014, um acréscimo na adoção de standards globais GS1 face a 2013, como confirma o quarto estudo Core Implementation Measures/GS1. Aliás, o mesmo estudo, que avalia o nível de implementação dos standards GS1, indica que 56,8% dos Associados utiliza códigos de barras e 46,2% mensagens comerciais electrónicas”.

O lançamento e a adesão, em tempo recorde, de 780 empresas e 50 mil referências na Plataforma de Sincronização de dados-mestre de produto (logísticos, comerciais, gráficos, nutricionais, etc.), a Sync PT, em resposta ao Regulamento Europeu 1169/2011, ou o também lançamento e adesão de mais de 100 empresas na Plataforma 560 eInvoice, solução de Web EDI para a partilha de dados comerciais entre pequenas e médias empresas (PME), bem como uma diversidade de outros projetos em setores core e emergentes (Produtos Frescos, Defesa ou Financeiro) apresentados ontem, comprovam a atualidade e robustez das soluções GS1.

A GS1 Portugal realizou, esta quinta-feira, 26 de março, na sua sede, a sua Assembleia Geral Anual Ordinária. Da Ordem de Trabalhos constavam, entre outros pontos, a análise e deliberação do Relatório de Atividades, Balanço e Contas do exercício de 2014, bem como a análise e deliberação do Plano de Atividades e do Orçamento para 2015.

SOBRE A GS1® : A GS1® é uma organização global, neutra, multissetorial e sem fins lucrativos que possui cerca de 1,5 milhões de empresas associadas em 111 Organizações Membro, operando em 150 países. A GS1® a nível global atua em mais de 20 setores, desde os Fast Moving Consumer Goods (FMCG) ao setor da Saúde, Transportes e Logística, Defesa ou Aeronáutica. Desenvolve e gere o Sistema de Normas Globais Supply Chain (Cadeia de Valor) mais utilizado no mundo, o Sistema de Normas GS1®, e a sua principal atividade passa pela:

1) IDENTIFICAÇÃO de Dados Comerciais de Produtos ou Bens de Grande Consumo, Serviços ou Localizações;

2) CAPTURA AUTOMÁTICA (através de Códigos de Barras GS1® e tecnologia RFID); e

3) PARTILHA, de forma eficiente e segura, de Informação Comercial entre Parceiros de Negócio (através do Comércio Eletrónico e da Rede Global de Sincronização de Dados). Os benefícios para os negócios (cadeias de valor) são Eficiência, Segurança, Colaboração e Sustentabilidade

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos