Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

BQ lança Ciclop, o primeiro scanner 3D livre
2015-03-30

A BQ lança no mercado o Ciclop, o primeiro scanner 3D DIY da BQ com software e hardware 100% livres. O novo produto da linha 3D da BQ foi concebido e desenvolvido a pensar na comunidade, que poderá utilizá-lo, inovar, fazer as suas próprias alterações e partilhá-las.

O Ciclop utiliza a tecnologia de triangulação laser, baseada na captura, com uma câmara, da projeção de um feixe de luz sobre o objeto a digitalizar. Este objeto é colocado sobre uma plataforma giratória para capturar a sua geometria e textura. A digitalização é realizada mediante Horus, uma aplicação multiplataforma e livre, integralmente desenvolvida pela BQ. A Horus permite gerir as comunicações com o scanner, capturar e sincronizar dados e gerar e visualizar nuvens de pontos, entre outras ações.

Por ser um produto DIY montado manualmente, as distâncias e posições dos elementos no produto final variam. A Horus permite a autocalibração do scanner, calculando automaticamente os parâmetros internos do mesmo a partir da estrutura montada pelo utilizador.

A estrutura do scanner inclui as peças impressas em 3D, assim como hastes, porcas, parafusos e anilhas. Dispõe, além disso, de dois lasers, uma câmara central Logitech C270 HD e uma plataforma giratória em metacrilato com um volume de scanner de (L) 250 x (H) 205mm.

Um dos componentes mais importantes do Ciclop é a placa ZUM BT-328, desenvolvida pela BQ e baseada em ArduinoTM, que executa o firmware de controlo do motor e dos lasers. Está conectada com ZUM SCAN, um shield derivado do Arduino CNC Shield. O Ciclop digitaliza um objeto num tempo estimado e configurável de entre 2 e 8 minutos mas pode variar, visto que depende do algoritmo utilizado, assim como da aceleração e do passo do motor. O resultado do processo é um ficheiro .ply.

O ecossistema DIY da BQ

O kit do scanner 3D Ciclop e Horus vêm juntar-se ao ecossistema de impressão 3D da BQ, até agora formado pela impressora 3D Witbox e o kit de impressão 3D Prusa i3 Hephestos.

O Ciclop estará disponível a partir do mês de abril no site da BQ (www.bq.com) e em lojas especializadas, a um preço de 249,90€.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos