Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Homens e mulheres em Portugal discordam sobre a discriminação profissional entre géneros
2015-03-17

Um estudo realizado pela Hays junto de mais de 6000 inquiridos em 31 países, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, revelou que homens e mulheres têm perceções bastante diferentes relativamente à desigualdade entre géneros a nível profissional.

O inquérito revelou que apenas 33% dos homens portugueses acham que existe diferença de salário e de oportunidades de carreira entre homens e mulheres. A nível mundial, esta percentagem situa-se nos 21%. Mas a maioria das mulheres portuguesas ainda sentem que existe diferença de tratamento entre os géneros, seja a nível salarial (51%) ou nas oportunidades de carreira (56%).

Contrariamente à tendência internacional, as gerações mais jovens, em Portugal, são as mais severas na avaliação de desigualdades. Cerca de 63% dos inquiridos portugueses até 25 anos acreditam que existe, de facto, diferença salarial entre os géneros, contra apenas 33% dos inquiridos com mais de 55 anos.

O estudo revelou ainda que segundo os inquiridos as medidas mais eficientes a adotar para combater a desigualdade profissional são permitir práticas laborais mais flexíveis (44%) ou mudar a cultura no local de trabalho através de educação (44%) contra apenas 9% que consideram que a introdução de quotas seria a solução.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos