Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Um em cada três portugueses diz ter perdido poder de compra
2014-11-12

Em 2013, 65% dos portugueses diziam ter perdido poder de compra face ao ano anterior, valor que desceu significativamente, situando-se agora nos 33%. Actualmente, a maioria dos consumidores (64%) considera que o seu poder de compra se manteve igual em 2014. O mais recente estudo do Observador Cetelem revela, ainda, que uma minoria (2%) viu o seu poder de compra aumentar.

Quanto às previsões para o futuro, os portugueses parecem agora mais optimistas face a 2013. No ano passado, a maioria dos inquiridos (58%) pensava que o seu poder de compra iria diminuir, enquanto actualmente a generalidade dos consumidores (64%) acredita que o seu poder de compra manter-se-á semelhante em 2015. Ainda assim, 29% percepciona perder poder de compra no próximo ano. O estudo revela, também, que apenas 1% dos inquiridos acredita que o seu poder de compra será maior em 2015.

Tal como no ano passado, os portugueses entre os 55 e os 65 anos são os que mais se queixam de ter perdido poder de compra (54%) face a 2013. São também a faixa etária mais pessimista em relação ao futuro, já que 47% prevêem ver a sua situação agravada no próximo ano. Já os consumidores mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os que menos dizem ter perdido poder de compra: apenas 20% o afirmam.

Na análise por regiões, constata-se que é no Sul que os consumidores mais se queixam de ter perdido poder de compra face a 2013 (53%). Já no Centro, a região que se mostra menos afectada, apenas 17% dos consumidores percepcionaram ter perdido poder de compra no último ano.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos