Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Centromarca comemora 20 anos de marcas originais
2014-06-23

Considerando o novo quadro legislativo sobre Práticas Individuais Restritivas do Comércio, que entrou em vigor no passado mês de Fevereiro, o presidente da Centromarca lembrou todos os presentes para a necessidade de um acordo entre fornecedores e distribuidores para a criação de um Código de Boas Práticas Comerciais adaptado à realidade do mercado nacional. “Os próximos meses serão decisivos para garantir a eficácia da lei mas, em simultâneo, as estruturas representativas dos vários sectores têm a possibilidade de adoptar instrumentos de auto-regulação tendentes a melhorar a transparência e equidade das transacções comerciais entre si, instrumentos que devem complementar o disposto no novo decreto-lei”, disse João Paulo Girbal, que acrescentou, ainda, que “a Centromarca está totalmente empenhada na construção de um Código de Boas Práticas Comerciais adaptado à realidade do mercado nacional que permita às empresas a operar em Portugal uma maior lealdade no seu relacionamento comercial, contribuindo para um melhor entendimento entre as partes”.

Destaque também para a presença do humorista Nuno Markl e do jornalista Nicolau Santos que, enquanto convidados especiais, conversaram sobre a importância das marcas originais na sociedade portuguesa. Nuno Markl, que também é autor do programa “Caderneta de Cromos”, recordou as marcas que lhe ficaram na memória nos últimos 20 anos e Nicolau Santos deu uma visão sobre o desenvolvimento das marcas e a sua importância e papel na economia portuguesa.

Durante o evento, foi ainda possível fazer uma retrospectiva da actividade da Centromarca ao longo destes 20 anos. “Foram muitas as acções que desenvolvemos ao longo destas duas décadas para sensibilizar a nossa indústria e a sociedade portuguesa em geral para a importância de proteger as marcas originais. Nos últimos dois anos colaborámos e contribuímos no desenvolvimento da legislação sobre as práticas restritivas comerciais. Mais recentemente, numa parceria com a produtora Olho Azul, promovemos uma série sobre a importância das marcas originais e que foi vista no programa “Imagens de Marca”, na SIC Notícias”, comentou ainda João Paulo Girbal

Foi também feita a antevisão do Bookmarca, um website pioneiro em Portugal que vai reunir, num só local, todos os momentos que marcaram as marcas em Portugal nas últimas décadas. Neste momento, está a ser desenvolvido e espera-se que em Julho esteja online. “A Bookmarca vai permitir utilizador/consumidor navegar de uma forma intuitiva pelos últimos anos da comunicação de marcas em Portugal e reviver centenas de conteúdos de que todos nos lembramos da TV, rádio, imprensa e Web. Este é um dos nossos maiores desafios da Centromarca e, em breve, estará disponível para todos. Será de fácil consulta, não só para quem quer recordar ou conhecer as campanhas que nos marcaram nas últimas décadas, como também acredito que será uma plataforma muito útil ao nível académico, uma vez que pretendemos concentrar um portfólio muito rico de comunicação de marcas e que servirá para perceber a evolução da comunicação e promoção das marcas no nosso país”, concluiu João Paulo Girbal.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos