Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Lidl alcança 10 milhões de fãs no Facebook
2014-04-28

O Lidl alcançou no dia 27 de Fevereiro deste ano o marco dos 10 milhões de fãs no Facebook. Este facto é confirmado pelo estudo “Lidl Now #1 European Food Retailer on Facebook”, recentemente publicado pela Socialbakers.

O Lidl iniciou as suas actividades internacionais de “social media” em Setembro de 2011, com sete países-piloto (Reino Unido, Espanha, Irlanda, Holanda, Croácia, Roménia e Finlândia). A estreia com a primeira página de Facebook corporativa foi na Alemanha.

Gradualmente, os restantes destinos Lidl foram ingressando, até Abril 2013, com a entrada dos últimos países. Hoje o Lidl tem 26 páginas corporativas de Facebook e uma comunidade de 10,2 milhões de fãs, sendo que o alcance médio do Facebook ronda os 5,9% nos países operacionais.

Assim, após cerca de dois anos e meio de presença internacional no Facebook, o Lidl ocupa o primeiro lugar entre os retalhistas do sector alimentar na Europa e o segundo lugar a nível mundial.

Contudo, a liderança do ranking não é só medida pelo número de fãs Lidl. O estudo do Socialbakers demonstra que o Lidl é a cadeia alimentar da Europa com maior interaçcão (engagement) e com o maior número de pedidos respondidos através do Facebook.

“O sucesso explica-se pelo elevado profissionalismo com que o Lidl tratou do tema Social Media. Em vez de publicar apenas conteúdos publicitários, o Lidl utiliza o Facebook para comunicar bidireccionalmente de forma clara e transparente com os clientes”, afirma Andreas Brückner, director da agência MRM Worldwide.

Segundo o Lidl, este desafia os fãs, além de participar em passatempos tradicionais, a estarem também activamente envolvidos. Desta forma, foram desenvolvidos produtos em conjunto com as comunidades (crowdsourcing) e realizadas campanhas de angariação de fundos (crowdfunding). Até mesmo no desenvolvimento de produtos, os fãs foram activamente envolvidos. Em alguns países, os fãs puderam decidir quais os artigos do sortido Lidl que estariam disponíveis nas lojas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos