Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Consumo retoma no início de 2014
2014-04-08

O consumo retomou no início de 2014, segundo a Kantar Worldpanel. A evolução positiva do PIB no último trimestre de 2013 e a melhoria sentida nos índices de confiança foram acompanhados por uma retoma do consumo dos lares portugueses no mercado do grande consumo (FMCG), sugerem os dados apresentados à imprensa.

“Na realidade depois da maior queda, que parece ter sido o pico da crise verificada no primeiro semestre de 2013, os meses seguintes foram de recuperação, incluindo este início de ano. No final de 2013 as famílias portuguesas tinham gasto 2.238 euros, em média, em produtos de grande consumo, o que representou uma redução de 1,5% no volume total adquirido. A frequência de compra aumentou 1,2% mas a cesta de compras reduziu-se 3,2%”, assinala o comunicado da Kantar.

A Kantar Worldpanel verificou ainda, apesar da crise, a mais baixa quota do canal hard discount em Portugal dos últimos anos. “As razões do comportamento do canal hard discount prendem-se com vários factores, mas notamos que o vector fundamental do consumidor português neste contexto são os produtos alimentares frescos (carne, peixe, fruta e legumes) e este canal ainda é relativamente fraco ou pouco desenvolvido nessa valência. Por outro lado, a sua clientela “core” foi a que mais reduziu as compras FMCG em 2013, de qual resultou a queda de 10% no volume comprado neste canal.”

Foi verificada também uma evolução negativa das marcas da distribuição em Portugal, em termos do volume comprado e da sua quota de mercado, que é de 40,8% em 2013. Em 2012 era de 42,5%. Isso acontece fundamentalmente como resultado da importante actividade promocional das marcas de fabricante.

O canal online em Portugal tem ainda um caminho para percorrer, pois se 22% dos portugueses declaram fazer compras online, apenas 7% faz compras de grande consumo online.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos